Loja Acolá / Vão

Loja Acolá / Vão - Cerca, Fachada, JardimLoja Acolá / Vão - Imagem 3 de 29Loja Acolá / Vão - Escada, CorrimãoLoja Acolá / Vão - Imagem 5 de 29Loja Acolá / Vão - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Vão; Vão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ladrilho Hidráulico, Marcenaria, Pintura, Serralheria, Vidraçaria
  • Construção, Carpintaria E Serralheria: Lino Felipini Construções Artesanais
  • Paisagismo: Regina Abbate, Cora Mahfuz
  • Autores: Anna Juni, Enk te Winkel, Gustavo Delonero
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Loja Acolá / Vão - Janela, Tijolo, Fachada
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. O convite para projetar a nova loja da Acolá foi recebido com muita felicidade pois, devido aos anos de amizade entre nós e suas criadoras, temos acompanhado de perto a trajetória da marca desde o seu início em 2012. Na primeira visita ao novo endereço, um antigo sobrado de planta triangular localizado há poucos metros da antiga loja, nos deparamos com um lugar afunilado, húmido e escuro, já que haviam apenas quatro pequenas aberturas para iluminar e ventilar todo o espaço.

Loja Acolá / Vão - Escada, Corrimão
© Pedro Kok

O desejo de trazer a luz para dentro da loja norteou as primeiras decisões projetuais de substituir uma parte da cobertura, que estava com a estrutura comprometida, por um teto de vidro e integrar visualmente os níveis através da demolição parcial da laje superior. Além de iluminar toda a loja a cobertura prevê a troca de ventilação natural que, somado ao jardim interno, traz um grande conforto térmico ao espaço.

Loja Acolá / Vão - Escada, Corrimão, Janela
© Pedro Kok

O intervalo dado pelo jardim de pé direito duplo organizou o programa em dois momentos: no primeiro, mais próximo à rua, estão localizados a loja [térreo] e o escritório [mezanino]; no segundo, aos fundos, um núcleo hidráulico que contém todas áreas molhadas, sanitário [térreo] e copa [nível superior]. É no jardim também que os fluxos entre os níveis são organizados por meio da escada e da passarela que cruza o vazio.

Loja Acolá / Vão - Cerca, Fachada, Jardim
© Pedro Kok
Corte Longitudinal

Em meio a planta livre da loja, um volume foi estrategicamente posicionado de modo a criar diversos ambientes tais como a área da recepção, das araras e do lounge. O fato dele estar solto, sem encostar no teto ou nas paredes, permite que a circulação entre esses ambientes seja fluída e ininterrupta. Neste volume estão agrupados um estoque auxiliar, um expositor e também dois provadores de portas pivotantes que dividem, integram ou expandem a área de acordo com a necessidade do momento. No mezanino acima, onde todas as paredes foram demolidas, a organização espacial dá-se também através de um outro volume, o grande estoque que divide as áreas abertas [bancada de trabalho e mesa de reuniões] das áreas fechadas [sala privativa e depósito].

Loja Acolá / Vão - Imagem 17 de 29
© Pedro Kok
Isométrica de Provadores

Dentre os materiais escolhidos predominam a madeira e o metal. A decisão por utilizá-los em estado natural relaciona-se com as roupas produzidas pela Acolá, que em grande parte são tecidos naturais com técnicas artesanais de tingimento e estamparia. Toda a marcenaria que utiliza peroba rosa de demolição [piso, núcleo hidráulico e provador] assim como partes da serralheria [escada, passarela e arara], foram executadas em galpões do sítio da família no interior, utilizando os maquinários existentes e a mão de obra local.

Loja Acolá / Vão - Imagem 18 de 29
© Pedro Kok

Na fachada optou-se pela preservação da estrutura original e demolição das alvenarias, abrindo, entre pilares, dois vãos de vitrines e um de entrada. Para vestir essa nova frente, foi proposto um caixilho de perfis metálicos onde a estrutura é englobada para dentro da vitrine. Sobre ele avança uma marquise que protege a vitrine da luz solar direta e abriga aqueles que transitam pela rua em caso de intempéries. Uma outra gentileza urbana também foi prevista pelo projeto: a futura reforma da calçada juntamente da proposta de um banco público e um local para estacionamento de bicicletas.

Loja Acolá / Vão - Porta, Janela, Fachada
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Padre Carvalho, 52 – Pinheiros / São Paulo / SP / Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Loja Acolá / Vão" 02 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874701/loja-acola-vao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.