V8 Architects projeta a maior torre residencial de Roterdã

O horizonte de Roterdã está prestes a receber um novo marco: a torre Cooltoren, de 150 metros de altura, projetada pelo escritório V8 Architects que, após a conclusão, se tornará a torre residencial mais alta do centro da cidade. Localizado no bairro de Baan, o projeto visa integrar-se no tecido urbano pós-guerra do distrito e incorporar as características históricas de duas camadas de Roterdã - a do solo e a do skyline.

V8 Architects projeta a maior torre residencial de Roterdã - PilarV8 Architects projeta a maior torre residencial de Roterdã - Fachada, UrbanoV8 Architects projeta a maior torre residencial de Roterdã - Janela, UrbanoV8 Architects projeta a maior torre residencial de Roterdã - IluminaçãoV8 Architects projeta a maior torre residencial de Roterdã - Mais Imagens+ 22

V8 Architects projeta a maior torre residencial de Roterdã - Imagem 23 de 27
Cortesia de V8 Architects

A forma da torre segue um trio de coroas que atendem funções e condições separadas. A coroa inferior se insere no ambiente urbano do entorno com um arranjo lógico de varandas e fachadas, oferecendo uma "tradução direta das muitas qualidades da vida em altitude: excelentes vistas, espaço ao ar livre e conforto". A coroa do meio se relaciona com outras torres na região e cria um destaque através de um gradiente de transparência da varanda.

V8 Architects projeta a maior torre residencial de Roterdã - Fachada
Cortesia de V8 Architects
V8 Architects projeta a maior torre residencial de Roterdã - Urbano
Cortesia de V8 Architects

A coroa mais alta de Cooloren é dedicada a apartamentos duplex que, de forma semelhante aos apartamentos da coroa do meio, têm uma varanda contínua envolvendo a fachada. Isto é possível através do sistema estrutural centralizado, permitindo vistas panorâmicas da paisagem urbana com cantos totalmente envidraçados e janelas horizontais contínuas.

V8 Architects projeta a maior torre residencial de Roterdã - Janela, Urbano
Cortesia de V8 Architects
V8 Architects projeta a maior torre residencial de Roterdã - Janela, Fachada
Cortesia de V8 Architects

Contrastando a verticalidade explícita da torre, a garagem horizontal conta com um jardim de 1500 metros quadrados em sua cobertura de uso coletivo dos moradores. No total, os 50 pavimentos da torre são divididos em 280 apartamentos, que variam entre 60 metros quadrados e 400 metros quadrados.

A construção no Cooltoren tem início previsto para o final deste ano, com a conclusão estimada para 2019. Assista ao vídeo acima para saber mais sobre o projeto. 

  • Arquitetos

  • Architects

    Rudolph Eilander, Michael Raaphorst
  • Design Team

    Jeroen van Rijen, David Spierings, Taro Yoshikawa, Emilia Serowiec, Serena Contardi, Arno Kwint, Martine Duyvis, Niels Roodbergen, Sophia van Rooij, Federico Rosson
  • Developer / Project Coordination

    U Vastgoed
  • Área

    35000.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

    Cortesia de V8 Architects

Via: V8 Architects.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Bari, Osman. "V8 Architects projeta a maior torre residencial de Roterdã" 01 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874546/v8-architects-projeta-a-maior-torre-residencial-de-roterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.