10 Exemplos de como representar detalhes construtivos

A apresentação visual de um projeto, pela qual os arquitetos são responsáveis, deve efetivamente comunicar a organização dos elementos materiais do projeto. Este processo criativo essencial permite aos envolvidos identificar e mesmo modificar aspectos e componentes chave do edifício durante todas as fases da sua concepção.

Devido aos desafios inerentes à seleção de materiais e outras questões práticas, o desenvolvimento do que exatamente será construído tende a ser relegado até o final do processo de projeto. Mas uma compreensão profunda dos pequenos detalhes é um dos aspectos mais interessantes e importantes dos melhores projetos arquitetônicos.

Em nossa busca pelos exemplos recentes mais notáveis de representações de detalhes construtivos, compilamos uma série de dez desenhos que mostram diferentes estilos e abordagens.

01. Croquis à mão

Quando se trata de materiais e detalhes, é necessário compreender a relação entre os elementos construtivos do projeto em termos formais e espaciais. Para isso, os croquis à mão podem ser uma ferramenta eficaz para mostrar a organização espacial e os materiais.

+ Casa en el Carrizal / Daniel Moreno + Sebastián Calero

via © Daniel Moreno + Sebastián Calero

02. Detalhes de junções

Reconhecer a forma como dois elementos estruturais diferentes se encontrarão é um dos maiores desafios dos detalhes construtivos. Em muitos casos, a estética final do trabalho é o resultado da aproximação do projeto na escala desses importantes e discretos detalhes.

+ Creche Råå / Dorte Mandrup Arkitekter

via © Dorte Mandrup Arkitekter

+ Sala de Degustação na Vinícola Sokol Blosser / Allied Works Architecture

via © Allied Works Architecture

03. Cortes integrados

Compreender, analisar e comunicar o comportamento material de um projeto arquitetônico em sua totalidade é um passo essencial para evitar problemas sérios, como questões de isolamento de elementos arquitetônicos ou mesmo junções incompatíveis.

+ Cabaña-torre Karadya BIO-RESERVA

via © Estudio Borrachia Arquitectos

+ Centro Holístico Punto Zero / Dio Sustentable

via © Dio Sustentable

04. Esquemas tridimensionais

Se é preciso identificar as relações entre as partes construtivas de um projeto ou estudar seu desempenho, a representação tridimensional permite uma compreensão espacial mais clara dos componentes materiais, oferecendo visualizações claras e precisas da organização geral.

+ Bodega Navarro Correas / aft Arquitectos

via © aft Arquitectos

+ Casa AA / IR arquitectura

via © IR arquitectura

05. Cortes espaciais

Para compreender os aspectos construtivos junto com outros tipos de informação, é importante e interessante visualizar as relações que devem acontecer entre os espaços, dando uma ideia da atmosfera espacial resultante.

+ Nest We Grow / Faculdade de Projeto Ambiental UC Berkeley + Kengo Kuma & Associates

Cortesía de College of Environmental Design UC Berkeley + Kengo Kuma & Associates

+ Hospital Municipal Villa el Libertador Príncipe de Asturias / Santiago Viale + Ian Dutari + Alejandro Paz

via © Santiago Viale + Ian Dutari + Alejandro Paz

06. Maquetes construtivas

Outra possível abordagem da realidade da construção é o desenvolvimento de modelos - um processo que ajuda a se concentrar em elementos-chave, como o desempenho do sistema estrutural.

+ Residência RDP / Daniel Moreno Flores + Sebastian Calero

via © Daniel Moreno + Sebastián Calero

Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "10 Exemplos de como representar detalhes construtivos" [10 Ejemplos en la representación arquitectónica de los detalles constructivos] 08 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874536/10-exemplos-de-como-representar-detalhes-construtivos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.