Casa JA / SALWORKS

Casa JA / SALWORKS - Mais Imagens+ 14

Ponta Delgada, Portugal
  • Arquitetos: SALWORKS; SALWORKS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, CIN, Cinca, Revigres, Saint-Gobain, Technal
Cortesia de SALTWORKS

Descrição enviada pela equipe de projeto. A premissa base da casa JA é fundamentalmente a possibilidade de habitar de forma contemporânea uma casa bicentenária de conteúdo e programa quase labiríntico preservando ao máximo as qualidades da pré-existência e eliminado o ruído das intervenções pontuais posteriores à sua construção originais.

Cortesia de SALTWORKS

Um volume de construção recente a sul foi integralmente demolido permanecendo apenas a casa original. Neste espaço foi erguido um novo volume de linguagem contemporânea que adiciona novas funções à casa tão necessárias para funcionar em padrões atuais, seja adicionando espaço ( programa ), luz ou novas ligações entre programa existente.

Cortesia de SALTWORKS

Este volume tem diferentes pisos que se moldam ao existente e que ganham espaços vazios de nova função.

Cortesia de SALTWORKS
Corte

Uma sequência de pátios a sul sobre a cidade de Ponta Delgada e de formas inesperadas, criam novas relações da casa original com a envolvente culminando num miradouro com vista mar no topo da casa associado a um espaço de escritório.

Cortesia de SALTWORKS

A circulação vertical principal da casa também foi revista tornando-se num elemento gerador de luz zenital que liga os pisos e ajuda a classificar espaços outrora sombrios em espaços de uso positivo.

Cortesia de SALTWORKS

Num programa típico da tipologia de moradia de cidade é a relação entre o novo volume e o existente que diferenciam a casa JA e a tornam possível como exercício de espaço com identidade própria.

Cortesia de SALTWORKS

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa JA / SALWORKS" [House JA / SALWORKS] 02 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874505/casa-ja-salworks> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.