Residência Lautaro / Felipe Alarcón Carreño

Residência Lautaro / Felipe Alarcón Carreño - Mais Imagens+ 21

Linares, Chile
  • Arquitetos: Felipe Alarcón Carreño
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  104
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, Escenium HAUS, MK, Mathiesen, Polpaico, Teka, Tyvek, VALVO, Volcan
  • Colaborador: Juan Paulo Alarcón
  • Consultor Estrutural: Pedro Bartolomé
  • Construção: Felipe Alarcón-Darwin Barra
  • Encomenda: Particular
  • Sistema Construtivo: Estrutura metálica
  • Orçamento: 8 UF x m2 (U$320 x m2.-)
  • Superfície Do Terreno: 160 m2
  • Cidade: Linares
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Pablo Casals Aguirre

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os edifícios carregam consigo algo além de seu valor físico, carregam, entre muitas outras coisas, valores simbólicos atribuíveis às múltiplas experiências e memórias vividas neles, tanto as que imaginamos, quanto as que conhecemos. Quando se trata de uma residência, o vínculo intrínseco entre usuário e edifício conflui em uma relação onde a carga simbólica das experiências demanda um valor e relevância maiores na cotidianidade de seu uso.

© Pablo Casals Aguirre
Axonométrica
© Pablo Casals Aguirre

A reforma dessa pequena residência explora, entre outros temas, a relação de seus usuários com suas experiências e o edificado, esse íntimo vínculo da significação do material e sua ligação com as memórias. A conservação correta do estado das coisas se transformaria, assim, em uma forma oculta de persistir em esperanças frustradas pela realidade, o que é prejudicial para uma direção de avanço. Por isso, tentou-se, por meio da arquitetura, criar uma nova ordem para a residência, onde a forma da memória e sua cotidianidade sejam expressadas de forma sutil e menos concreta.

© Pablo Casals Aguirre
Planta Primeiro Pavimento
© Pablo Casals Aguirre

Nesse sentido, a primeira operação de projeto é a triagem, aquela programada intenção de se estabelecer o que será conservado e o que será eliminado. Foram mantidas a matriz estrutural original da casa existente, o corredor duplo, e além disso, tentou-se recuperar alguns materiais que, ao serem reutilizados na construção, manteriam um vínculo com o existente, como algumas aplicações com madeira da demolição ou as telhas do antigo telhado como uma alvenaria que conforma a parede da fachada.

© Pablo Casals Aguirre
Axonométrica
© Pablo Casals Aguirre

Um volume inclinado, que de um lado se apoia na estrutura original e de outro em um volume de armazenamento, multiplica o vazio interno da casa, dando um novo ar ao espaço e, fundamentalmente, uma nova luz. Uma janela corrida na seção mais alta do volume permite que a luz indireta proveniente do sul deslize pelo céu curvado conformado pelas treplicas invertidas da estrutura e integre ao interior um elemento antes inexistente, o céu. A tensão produzida pela forma e sua disposição, faz com que a visão seja desviada para esse novo elemento, que sempre esteve presente e hoje acompanha as memórias.

© Pablo Casals Aguirre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Lautaro / Felipe Alarcón Carreño" [Casa Lautaro / Felipe Alarcón Carreño] 01 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874456/residencia-lautaro-felipe-alarcon-carreno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.