Nova Iorque submersa: vídeo mostra as consequências de um aumento de 2°C na temperatura global

James Hansen, professor de Ciências da Terra e do Meio Ambiente da Universidade de Columbia, ex-funcionário da NASA e notável climatologista, foi um dos primeiros a alertar sobre a mudança climática durante seu depoimento em 1988 no Congresso dos EUA. Desde então, ele continuou a falar do problema através de palestras, entrevistas, conversas TED e seu blog. Advertiu que um pequeno aumento de 2 graus célsius na temperatura global poderia resultar em um aumento do nível do mar de cinco a nove metros até o final do século, inundando boa parte das as cidades costeiras e tornando-os inabitáveis.

Inspirados por Hansen, os cineastas do estúdio Menilmonde imaginaram Manhattan submersa. Os vídeos anteriores da dupla francesa apresentam subversões sutis do mundo real, e este mais recente, intitulado two ° C New York City, é indiscutivelmente o mais poderoso até agora.

Nova Iorque submersa: vídeo mostra as consequências de um aumento de 2°C na temperatura global - Mais Imagens

O vídeo de três minutos e meio exibe imagens assustadoras de uma cidade desolada onde há água em vez de ruas; um horizonte denso com uma população inexistente. 

De acordo com os cineastas, a água maravilhosamente renderizada, que brilha e reflete os edifícios de Nova Iorque, foi criada através da simulação 3D (com 3DSMax) após a remoção das pessoas no Photoshop. É certo que as cenas impressionantes incluem algumas inconsistências topográficas, entretanto, a mensagem é clara: devemos reduzir as emissões de gases de efeito estufa já, ou corremos o risco de perder nossas preciosas cidades.

Sobre este autor
Cita: Musca, Thomas. "Nova Iorque submersa: vídeo mostra as consequências de um aumento de 2°C na temperatura global" [NYC Underwater: Video Imagines the Consequences of a Two-Degree Temperature Rise] 27 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874455/nova-iorque-submersa-video-mostra-as-consequencias-de-um-aumento-de-2-degrees-c-na-temperatura-global> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.