BLOX / DAM.architekti

BLOX / DAM.architekti - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: DAM.architekti; DAM.architekti
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alucobond, TERACO LITÉ, Wicona
  • Outros Participantes: Ľubomíra Gállová, Lenka Kadrmasová, Branislav Blažek, Tomáš Herle, David Macháček
  • Projeto Do Concurso E Projeto De Permissão De Planejamento: Jiří Hejda, Richard Doležal, Jiří Chlumský, Lucie Waclawiecová
  • Arquitetos Responsáveis: Jan Holna, Petr Šedivý
  • Cidade: Praga
Mais informaçõesMenos informações
© Filip Šlapal

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um novo edifício de escritórios com comércio no térreo segue o conceito urbanístico básico do distrito de Dejvice. O projeto de um edifício de oito pavimentos que também contém um jardim frontal estendendo o parque das proximidades.

© Filip Šlapal

O distrito de Dejvice é reconhecido por seu conceito urbanístico desenvolvido no início dos anos 20. Foi o arquiteto Antonín Engel que estabeleceu os regulamentos do posicionamento dos edifícios, princípios que se mantém até os dias atuais.

Localização
© Filip Šlapal
Planta - Térreo

Seguindo tais princípios urbanísticos, o novo edifício foi desenvolvido em uma relação próxima com seu entorno e segue firmemente a linha da orientação norte da rua. Lida com a diferença de nível entre o espaço aberto do parque à leste e segue a altura padrão dos edifícios ao longo da rua. À oeste, em direção ao hotel Diplomat, o edifício redefine os atributos da cidade, reintegrando o espaço entre edifícios do entorno e prepara a possível extensão na frente do hotel, cuja volumetria poderia chegar à linha da rua. Um capítulo separado é a coexistência do edifício planejado e do parque. Assim como os demais edifícios existentes, usa o parque como meio substancial de compensação para sua localização movimentada; a maioria das funções no edifício são visivelmente relacionadas ao parque.

© Filip Šlapal

O edifício é visualmente dividido em diversos planos que ajustam sua escala aos edifícios do entorno, criando duas alas. Suas arquiteturas de linhas minimalistas utiliza atributos arquitetônicos similares, mas são eventualmente distintos. É evidente que a ala menor e paralela a Evropská é a parte mais formal, onde estão as áreas públicas e a entrada. A ala maior, desenhada ao longo do parque é puramente utilitária. O conceito de dois blocos independentes é suportado pela tectônica das fachadas utilizadas na ala maior. Uma faixa escura, elemento distintivo que se transforma em contrafortes e consoles tem uma tectônica cuidadosamente selecionada. 

© Filip Šlapal

Os pavimentos superiores abrigam salas de escritórios, enquanto o térreo acomoda funções de apoio aos escritórios, como recepção, cantina, cafeteria) e lojas comerciais de frente para a rua. Garagem, equipamentos e instalações estão no subsolo. O BLOX é um típico de um edifício de escritórios urbano por seu conceito de uso misto, apoiando o ambiente da cidade.

Diagrama

Descrição de Produto. O material escolhido para a fachada tem efeito significativo em seu interior, suportando o efeito minimalista. 

Quando optamos pelos acabamentos de piso de todo o saguão de entrada e formando uma plataforma de conexão em diversas partes funcionais, escolhemos um material clássico: terrazzo natural na cor cinza claro.

© Filip Šlapal

Este é um material praticamente sem emendas, resistente à água e quase não envelhece.

© Filip Šlapal

Foi interessante ver como um material tão tradicional e que pode ser encontrado em quase todas as casas classicistas da virada dos séculos XIX e XX em Praga superou nossas expectativas conferindo uma aparência tão futurista ao saguão de entrada minimalista.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praga, República Checa

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "BLOX / DAM.architekti" [The BLOX / DAM.architekti] 12 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874404/blox-darchitekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.