Torre Radar / Barthélémy Griño Architectes

Torre Radar / Barthélémy Griño Architectes - Mais Imagens+ 6

  • Engenharia Estrutural: T/E/S/S, Paris
  • Engenharia Mecânica: MTC, La-Varenne-Saint-Hilaire
  • Iluminação: 8’18’’, Paris
  • Construtora: Rabot Dutilleul Construction, Paris
  • Execução Concreto Pré Fabricado: Techni Prefa, Sainte-Radegonde
  • Cidade: Palaiseau
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Hélène Binet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no campus da Ecole Polytechnique, a torre de radar é um dos primeiros projetos de caráter científico em grande escala no planalto de Saclay. Com mais de 60 metros de altura, a torre proporciona um controle de tráfego aéreo no acesso ao aeroporto de Paris Orly.

A torre, que se eleva pro cima das árvores, é um marco que indica e orienta esta nova área de desenvolvimento. É um tronco cilíndrico de 13,9 metros de diâmetro, que aloja todo o equipamento técnico necessário. A única saliência  é o radome na parte superior.

Corte

Esta simplicidade da forma é reforçada pela escolha de um único material: concreto pré-fabricado de alta qualidade.

Cada nível está feito de 28 pilares de concreto, dispostos regularmente. Estes pilares são trapezoidais, com importantes variações de espessura. São colocadas vigas que conformam 12 secções superpostas. Cada secção está compensada por uma rotação que rompe com a continuidade vertical.

A porosidade do volume, os pilares alternativamente dispostos e suas múltiplas faces, formam uma espécie de caleidoscópio sob a luz cambiante. 

© Hélène Binet

A estabilidade da torre é obtida através dos princípios de um sistema de vigas Vierendeel com pilares engastados. Isto repetido 666 vezes constitui um verdadeiro desafio técnico devido às múltiplas dificuldades que impõe: assegurar as partes juntas em altitude, ajuste de precisão, carga substancial e complexa, densidade e variação geométrica das secções. Este ponto chave foi resolvido com o uso de conexões concretas específicas (sistema Peikko).

© Hélène Binet
Detalhes
© Hélène Binet

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Route de Saclay, 91128 Palaiseau, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torre Radar / Barthélémy Griño Architectes" [Radar Tower / Barthélémy Griño Architectes] 24 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874393/torre-radar-barthelemy-grino-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.