Pavilhão com estrutura hiperbólica evidencia a flexibilidade do bambu

Uma equipe de arquitetos de Florença, Itália, venceu o concurso para projetos em bambu da CAMBOO, evidenciando o material por suas qualidades construtivas sólidas e sustentáveis. Realizado em Phnom Penh, no Camboja, o festival CAMBOO procurou encontrar um projeto inovador para um pavilhão emblemático como peça central durante o evento. Os arquitetos Roberto Bologna, Fernando Barth, Chiara Moretti e Denny Pagliai venceram 125 outras propostas com seu pavilhão "Hyperbamboo", que foi escolhido pelo "uso inteligente e bem pensado do bambu como material de construção".

Pavilhão com estrutura hiperbólica evidencia a flexibilidade do bambu - Mais Imagens+ 15

Estamos muito orgulhosos em contribuir com a missão de construir da Building Trust international e fortalecer o papel do projeto: as pessoas precisam de arquitetura, mas a arquitetura também precisa de pessoas - declaração dos vencedores.

Cortesia de Building Trust International
Cortesia de Building Trust International

Hyperbamboo é construído inteiramente de bambu de origem local e com um tecido para sombreamento. Construído em Freedom Park em Phnom Penh, as entradas do pavilhão situam-se ao longo do eixo longitudinal da praça do parque, onde as pessoas se movimentam durante o festival.

Cortesia de Building Trust International
Cortesia de Building Trust International

A cobertura do pavilhão, que lembra velas, com duas grandes e duas menores são modeladas por parábolas hiperbólicas, que complementam a flexibilidade e o caráter de tração do bambu. Os dois lados maiores aumentam a sombra oferecida pela estrutura, enquanto os dois lados mais curtos incluem paredes inclinadas que protegem a vista para as lojas adjacentes. A forma criada pela cobertura pode proteger eficientemente o pavilhão da chuva, com a água sendo escoada pelos lados.

© Lucas Veuve
Cortesia de Building Trust International

Um quadro estrutural primário de vigas espessas de bambu é utilizado para configurar as bordas do plano exterior do telhado com uma estrutura secundária formando a grade na qual o tecido de sombreamento está ligado. Hyperbamboo é construído com várias partições externas - pode ser completamente aberto ou fechado em todos os quatro lados, ou fechado alternadamente em dois lados opostos para criar ventilação cruzada e permitir a luz natural. À noite, o uso de luzes artificiais confere um brilho ao pavilhão através do tecido semi-opaco da cobertura.

Cortesia de Building Trust International

O júri incluiu representantes da Building Trust International, artesãos locais especializados em bambu e profissionais de arquitetura e paisagismo. O júri ficou "impressionado com um nível de compreensão e reflexão para todos os estágios de construção do projeto".

Cortesia de Building Trust International
Cortesia de Building Trust International

CAMBOO foi um grande sucesso. O projeto vencedor teve um nível incrível de reflexão e detalhes na construção e na parte projetual. O projeto Hyperbamboo desempenhou um papel fundamental no sucesso do Festival CAMBOO e foi um ponto focal e integral do evento, criando uma base e um ponto central - David Cole, sócio fundador da Building Trust International.

Cortesia de Building Trust International

O bambu, muitas vezes, tem uma reputação ruim como um material "pobre". No entanto, esse estigma vem diminuindo, pois seu ressurgimento vem apoiado por diversos projetos contemporâneos. Nos países em desenvolvimento, onde a demanda por concreto armado é alta, o bambu está sendo considerado como uma substituição possível para o aço, marcando uma nova direção aos materiais sustentáveis. Sua força de tração e seu potencial de curvatura tem sido adotados a diversos usos. Desde servir como andaimes nos arranha-céus de Hong Kong, até criar lindas casas de luxo, o bambu recebe novos usos para suas raízes vernaculares.

Arquitetos: Roberto Bologna, Fernando Barth, Chiara Moretti e Denny Pagliai 
Localização: Freedom Park, Phnom Penh, Camboja
Materiais: Bambu local / Tela de sombreamento, fornecedor local
Ano: 2017
Área Construída Bruta: 2400 m²

Notícia via: Building Trust International.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Sabrina Syed. "Pavilhão com estrutura hiperbólica evidencia a flexibilidade do bambu" [Bamboo Showcases its Flexibility in Hyperbolic Pavillion] 22 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874288/pavilhao-com-estrutura-hiperbolica-evidencia-a-flexibilidade-do-bambu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.