Cais do Valongo no Rio de Janeiro está mais perto de se tornar patrimônio mundial

O histórico Cais do Valongo, localizado próximo à orla do centro do Rio de Janeiro, está um passo pais perto de se tornar Patrimônio Mundial. Em visita à cidade, Daniel Schávelzon, representante do conselho consultivo da UNESCO, deu parecer favorável ao sítio arqueológico. O cais é o local mais importante da diáspora africana em solo americano, tendo recebido mais de um milhão de escravos.

Schávelzon se mostrou a favor de que o sítio receba o título, e a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, disse: "Já temos mais da metade do caminho andado."

O Iphan, em seu dossiê enviado à UNESCO, apresentou o Cais do Valongo como um "sítio sensível, que remete à dor e sofrimento", descrição semelhante à usada por outros sítios tombados, como o famoso campo de concentração de Auschwitz.

A decisão final da UNECO será tomada em uma reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, na Cracóvia, Polônia, que acontecerá no mês que vem. 

Referência: O Globo

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Cais do Valongo no Rio de Janeiro está mais perto de se tornar patrimônio mundial" 24 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874274/cais-do-valongo-no-rio-de-janeiro-esta-mais-perto-de-se-tornar-patrimonio-mundial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.