Residência geodésica / Ecoproyecta

Residência geodésica / Ecoproyecta - Mais Imagens+ 22

Murcia, Espanha
  • Arquitetos: Ecoproyecta; Ecoproyecta
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  85
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cristalería Moreno, Proyitec, Sodecca
  • Engenharia Estrutural: QL Ingeniería
  • Construção: Holtzdesign
  • Arquitetos Encarregados: Ecoproyecta
  • Cidade: Murcia
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Superlumen

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena residência está localizada em um campo de amendoeiras na colina norte do Parque Regional da Serra da Pila, dentro do município de Jumilla (Murcia - Espanha). Trata-se de uma casa de 85 m² para um casal, organizada em um pavimento térreo mais duas cúpulas geodésicas, uma de 8 metros de diâmetro para a sala-sala de jantar-cozinha, e outra, de 6 metros de diâmetro, para o dormitório e banheiro. Um corredor conecta as duas cúpulas e serve de hall de entrada para o conjunto.

© Superlumen
Planta + Corte
© Superlumen

Tanto na definição construtiva, quanto nas soluções adotadas para maior conforto térmico, foram considerados critérios de sustentabilidade. O próprio sistema construtivo baseado nas cúpulas geodésicas permite otimizar o uso de material, já que consegue cobrir um grande volume com pouca estrutura. Portanto, do ponto de vista ambiental e econômico, essa é uma boa solução. Além disso,  foram utilizados materiais de construção naturais para garantir um ambiente saudável e confortável (madeira colheita sustentável na estrutura e fechamentos, celulose natural, como isolamento térmico e cortiça natural no envoltório exterior).

© Superlumen

O lote onde se encontra o projeto carece de fornecimento elétrico e de água, o que fez com a residência fosse projetada com estratégias bioclimáticas, integrando energias renováveis e sistemas de purificação de água para que pudesse ser autossuficiente.

© Superlumen

Em termos climáticos, a renovação de ar e o conforto térmico foram solucionados com três estratégias básicas:

© Superlumen

• Um bom envoltório térmico, com grande espessura de isolamento (12 centímetros de celulose natural), ausência de conter térmicas, e uma boa marcenaria de madeira e vidro de camada dupla;

Axonométrica
© Superlumen

• Renovação do ar e climatização utilizando poços canadenses, que fazem uso da inércia térmica do terreno para introduzir ar exterior à residência a uma temperatura próxima à ideal para o conforto térmico;

© Superlumen
Diagrama

• Aquecimento por meio de pequenas estufas de biomassa, uma para a cúpula da sala principal e outra para a dos dormitórios. As estufas são alimentadas com cascas das amendoeiras obtidas no próprio terreno.

© Superlumen

Isso somado à obtenção de água quente limpa por meio de coletores solares, faz com que o consumo de energia da residência seja mínimo. Por fim, uma pequena instalação fotovoltaica de 1,5 kW de potência faz com que a casa funcione de maneira auto-suficiente, sem depender de fornecimentos externos.

© Superlumen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência geodésica / Ecoproyecta" [ Vivienda geodésica / Ecoproyecta] 26 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874170/residencia-geodesica-ecoproyecta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.