Curso de pós-graduação ‘Arquitetura, Educação e Sociedade’, da Escola da Cidade, promove aula aberta com o arquiteto Xavier Vendrell do Rural Studio

No dia 21.06, o diretor do Rural Studio vai apresentar e discutir as o programa norte-americano da Universidade de Auburn, reconhecido por estabelecer um novo paradigma para a prática da arquitetura dentro da escola.

O curso de pós-graduação “Arquitetura, Educação e Sociedade”, da Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, promove no dia 21 de junho, às 18h, aula aberta com o arquiteto Xavier Vendrell, um dos diretores do Rural Studio, escritório piloto de concepção-construção, integrante da Faculdade de Arquitetura, Design e Construção da Universidade de Auburn, do Alabama (EUA). A aula, que irá discutir as práticas pedagógicas e as realizações do Rural Studio, será na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo (IAB – SP).

Criado em 1993 por D.K. Ruth e Samuel Mockbee, o Rural Studio oferece aos estudantes de arquitetura uma experiência educacional prática, e atende a população carente da região do Black Belt, no oeste do Alabama. Nos seus primeiros anos, se tornou conhecido por estabelecer um novo paradigma para reciclagem, reutilização e reminiscências na arquitetura. Após a morte de Samuel Mockbee, nos anos 2000, Andrew Freear o sucedeu como diretor e, desde então, o Rural Studio expandiu o alcance e a complexidade de seus projetos, concentrando-se principalmente no trabalho orientado para comunidades.
O programa evoluiu e os projetos se tornaram esforços plurianuais e multi-fase, distribuídos por diferentes municípios. Os alunos trabalham dentro da comunidade para definir soluções, angariar fundos, projetar e, em última análise, construir projetos notáveis. O Rural Studio sempre questiona o que deve ser construído, e não o que pode ser construído, tanto no que diz respeito ao desempenho quanto para a operação dos projetos – e ao todo já construiu mais de 170 projetos e educou mais de 800 ‘Arquitetos Cidadãos’.
"A vinda do Rural Studio para a Escola da Cidade reforça o nosso interesse em conhecer e desenvolver ateliês de projeto com enfoque na construção e na produção coletiva do espaço urbano. A experiência do Rural Studio é pioneira neste sentido, e sua apresentação no âmbito do curso de pós-graduação, voltado à formação de professores em arquitetura e urbanismo é aguardada com ansiedade”, comentam as arquitetas e coordenadoras da pós-graduação “Arquitetura, Educação e Sociedade”, Cristiane Muniz e Maira Rios.

ARQUITETURA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Esta especialização lato sensu, que entra em sua terceira edição no ano de 2017, propõe uma ampla reflexão sobre a educação em arquitetura e urbanismo. Através de seminários e palestras com profissionais reconhecidos visa incentivar a discussão sobre o papel dos professores e a formação dos jovens profissionais na contemporaneidade.

É uma proposta inovadora no Brasil por promover atualização técnica no campo do ensino, particularmente do ensino de arquitetura e urbanismo, com a consolidação da postura crítica como possibilidade de experimentação de novas propostas educacionais.

O curso, que está com inscrições abertas até 01 de agosto, pelo site da Escola da Cidade, destina-se a arquitetos, urbanistas, engenheiros, artistas e demais interessados no tema, com ou sem experiência docente.

SERVIÇO
Aula aberta com o diretor do Rural Studio Xavier Vendrell

• Data: 21/06/17 (quarta-feira)
• Horário: 18h
• Local: IAB-SP - R. Bento Freitas, 306 – Centro - SP
• Mais informações: www.escoladacidade.edu.br

Evento gratuito e aberto ao público. A palestra será em espanhol

Não é necessária inscrição.

Assista ao teaser de um dos projetos do Rural Studio, o Lions Park:

https://www.youtube.com/watch?v=z0xAH6MSxG0
Sobre o Rural Studio - www.ruralstudio.org

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso de pós-graduação ‘Arquitetura, Educação e Sociedade’, da Escola da Cidade, promove aula aberta com o arquiteto Xavier Vendrell do Rural Studio" 20 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874093/curso-de-pos-graduacao-arquitetura-educacao-e-sociedade-da-escola-da-cidade-promove-aula-aberta-com-o-arquiteto-xavier-vendrell-do-rural-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.