Rem Koolhaas e David Gianotten divulgam projeto do OMA para o MPavilion da Austrália 2017

A Fundação Naomi Milhave divulgou as primeiras imagens e desenhos do OMA para o próximo MPavilion, que será construído em meados do segundo semestre deste ano em Melbourne, Austrália. Contraponto ao Pavilhão Serpentine Gallery em Londres, o MPavilion está agora em seu quarto ano. Composta por elementos estáticos e dinâmicos, a proposta da OMA permite múltiplas configurações que podem gerar programas inesperados, ecoando a tipologia do anfiteatro. Seguindo a ideia do anfiteatro tradicional, o projeto do OMA servirá como espaço para debates públicos, workshops de design e eventos de arte e música.

Rem Koolhaas e David Gianotten divulgam projeto do OMA para o MPavilion da Austrália 2017 - Mais Imagens+ 2

O pavilhão do ano passado, projetado por Bijoy Jain, do Studio Mumbai, teve grande sucesso e atraiu mais de 94 mil visitantes para mais de 287 eventos gratuitos em 139 dias. Junto com o novo Museu de Perth (início da construção em 2020), o MPavilion será o primeiro projeto da OMA na Austrália.

© OMA

Sobre seus objetivos para o MPavilion deste ano, Rem Koolhaas, fundador e David Gianotten, sócio do OMA, disseram: "O MPavilion é um projeto que espera provocar discussões sobre o que a arquitetura pode fazer, tanto no contexto global quanto no australiano. Estamos interessados em tratar este pavilhão não apenas como um objeto arquitetônico, mas como algo que injeta intensidade em uma cidade e contribui para uma cultura em constante evolução."

Gianotten & Koolhaas. Image © Jane Hobson
© OMA

Instalado em uma colina artificial coberta de vegetação indígena, o MPavilion 2017 compreenderá um anfiteatro circular coberto por uma enorme estrutura flutuante. A materialidade do pavilhão será "relacionada ao seu contexto direto, colocando o próprio Jardim Queen Victoria - e a cidade de Melbourne - como base para atividades e debates dentro do pavilhão", diz Gianotten.

© OMA

Os elementos móveis do projeto serão as arquibancada do anfiteatro. Estes platôs móveis permitem diferentes configurações de espaço dependendo do uso do pavilhão e criam um "espaço cívico flexível" protegido pela cobertura. Diluindo o limiar entre o interior e o exterior, o espaço protegido, por sua vez, também diluirá a distância entre o público e o artista.

© OMA

O projeto do OMA compreende um teatro para ideias que tem Melbourne como pano de fundo. O MPavilion 2017 será extremamente diferente dos anos anteriores, com um palco definido, ainda que flexível, permitindo todos os tipos de atividades. Trabalhar com Rem, David e a equipe da OMA são um privilégio extraordinário e espero vê-los trazendo o MPavilion 2017 com sua inteligência e visão multifacetadas. - Naomi Milgrom, fundadora do MPavilion.

© OMA

A construção deve ter início em agosto. O MPavilion permanecerá aberto ao público do dia 3 de outubro de 2017 até 4 de fevereiro de 2018.

Saiba mais sobre o MPavilion, aqui.

Via: OMA.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Sabrina Syed. "Rem Koolhaas e David Gianotten divulgam projeto do OMA para o MPavilion da Austrália 2017" 19 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873928/rem-koolhaas-e-david-gianotten-divulgam-projeto-do-oma-para-o-mpavilion-da-australia-2017> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.