Viriato II / Nuno Brandão Costa

Viriato II / Nuno Brandão Costa - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Nuno Brandão Costa; Nuno Brandão Costa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5870
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Cepeda
  • Colaboradores: Cíntia Pires, Frederico Costa Leite, Marta Reis
  • Estrutura: Ana Isabel Vale (Abprojectos)
  • Hidráulica: Ana Isabel Vale (Abprojectos)
  • Elétrica: Maria Da Luz Santiago (Rs Associados)
  • Mecânica: Raul Bessa (GET)
  • Cliente: Móveis Viriato, S.A.
  • Cidade: Recarei
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© André Cepeda

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício é uma extensão industrial da fábrica existente. O programa constitui-se de espaços funcionais que necessitam de grande dimensão e amplitude: Show-room, área de fabrico, cantina e armazém com acesso para camiões TIR.

O terreno para a construção, com uma forte pendente de Oeste para Leste, e a presença de um Poste de alta tensão na ponta Nascente, condicionaram o desenho de uma grande caixa vazia, de perímetro retangular, que prolonga os alinhamentos dos volumes fabris existentes.

© André Cepeda
Maquete

No topo Leste, a presença do poste eléctrico obriga a um desvio da fachada na cota alta, provocando um acidente geométrico na volumetria de dois pisos.

No topo Poente, a fachada desvia-se da ortogonalidade para se colocar paralela à rua, num único piso.

© André Cepeda
Implantação

A transição entre os dois níveis é feita por uma escada exterior desenhada com alguma monumentalidade, perpendicular à implantação e pela linha horizontal de betão que atribui escala ao grande volume opaco.

O edifício é concebido como um grande contentor, que utiliza e expõem meios correntes da construção industrial (asnas metálicas, treliças de aço, lajes colaborantes, revestimentos de chapa, caixilharias de catálogo) o que lhe atribui uma grande informalidade espacial e um certo anonimato volumétrico.

© André Cepeda
Corte D

Os topos abrem-se em vidro sendo que a fachada Poente, virada para o acesso público, é composta de 3 elementos que simulam uma composição arquitetônica clássica:

Uma base em betão (concreto), levanta o edifício do chão materializando um embasamento.

© André Cepeda
Corte E

Uma zona de vidro espelhado, reflete a envolvente e as árvores existentes do terreno, como um fuste imaterial provocando uma ambiguidade que contrasta com o pragmatismo do resto da construção.

A absoluta transparência do remate superior da fachada, um capitel vazio que expõem a estrutura interior, revela a natureza da construção de todo o edifício.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:4585 Recarei, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Viriato II / Nuno Brandão Costa" [Viriato II / Nuno Brandão Costa] 22 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873903/viriato-ii-nuno-brandao-costa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.