Clássicos da Arquitetura: Templo de Lótus / Fariborz Sahba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Popularmente conhecido como o Templo de Lótus, a Casa de Adoração Bahá'í em Nova Deli,Índia, é um local de culto projetada pelo arquiteto iraniano Fariborz Sahba e finalizado em 1986.

Clássicos da Arquitetura: Templo de Lótus / Fariborz Sahba - Imagem 2 de 8Clássicos da Arquitetura: Templo de Lótus / Fariborz Sahba - Mais Imagens+ 3

O templo é uma das oito instalações de Casa da Culto Bahá'í no mundo e recebeu mais de 70 milhões de visitantes desde sua conclusão, tornando-se um dos locais arquitetônicos mais frequentados do mundo. Do ponto de vista denominacional, o templo de Lótus está aberto a todos os praticantes, independentemente da afiliação religiosa e funciona mais como um local de convívio para os visitantes interessados.

À primeira vista, há semelhanças notáveis entre o Templo Mãe do subcontinente indiano e a Ópera de Sydney de Jorn Utzon - de acordo com a escritura bahá'í, o templo de Lótus é organizado como uma estrutura circular de nove lados que é composto por vinte e sete "folhas" (lajes de concreto revestidas em mármore), organizadas em grupos de três em cada um dos nove lados do templo. A estrutura é inspirada pela flor de lótus e, sem dúvida, é uma das instâncias mais visíveis de biomimética na arquitetura contemporânea.

As "folhas" acima mencionadas são parte integrante da organização do espaço e são classificadas em três categorias: folhas de entrada, folhas externas e folhas internas. As folhas da entrada (nove no total), demarcam a entrada em cada um dos nove lados do complexo. As folhas exteriores servem de telhado aos espaços auxiliares, complementadas pelas folhas internas que formam o principal espaço de adoração. Estas folhas internas se aproximam, mas não se encontram na ponta do espaço de adoração e são cobertas com uma dramática clarabóia de vidro e aço.

O templo é construído principalmente de concreto e revestido em mármore grego, resultando em um exterior branco prístino, enquanto que o interior da estrutura revelar-se como um verdadeiro estilo expressionista, com a cobertura com nervuras pré-fabricadas aparentes nos espaços de culto.

Financiado quase inteiramente por doações privadas, a estrutura está localizada em uma paisagem magnífica de mais de 10 hectares, incluindo vegetação nativa e uma série de nove lagoas que cercam o templo. O Templo de Lótus recebeu diversos prêmios de projeto internacional, incluindo um prêmio em excelência da Instituição de Engenheiros Estruturais (1987), uma citação especial da  Illuminating Engineering Society da América do Norte (1988), designação como uma das 100 obras canônicas pela Architectural Society of China (2000) e um prêmio de arquiteto da GlobArt Academy em Viena (2000).

Com uma capacidade de 2.500 pessoas, este trabalho seminal  de arquitetura está bem equipado para ser uma obra-prima arquitetônica global nos próximos anos.

Delhi, Índia
  • Arquitetos: Fariborz Sahba; Fariborz Sahba
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1986

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nova Deli, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Rizor, John. "Clássicos da Arquitetura: Templo de Lótus / Fariborz Sahba" 19 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873845/classicos-da-arquitetura-templo-de-lotus-fariborz-sahba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.