Incêndio destrói casa de madeira mais emblemática e Curitiba

A construção mais emblemática de tábua e ripa de madeira de araucária de Curitiba foi destruída por um incêndio na madrugada desta quarta-feira, 14 de junho. É a casa rosa do Parque São Lourenço batizada com o nome de seu ex-morador mais ilustre, o escultor paranaense Erbo Stenzel (1911-1980).

Ainda não há informações precisas sobre qual a origem do fogo, mas, de acordo com o Corpo de Bombeiros, as prováveis causas são curto-circuito ou agentes externos. O tenente Douglas de Araújo Trevisan, responsável pela ocorrência, afirma que em torno de 50% da casa foi queimada. Quatorze bombeiros trabalharam para controlar o fogo por cerca de uma hora e meia a partir das 3h50 da manhã. “Utilizamos 17 mil litros de água, porque a casa é de madeira e esse material requer que nós esgotemos todas as brasas e fagulhas para que o fogo não volte”, explica.

© Fred Kendi/Gazeta do Povo

No início da tarde de ontem a prefeitura iniciou a demolição do que havia sobrado da residência histórica. “A indicação é de que ela tem que ser demolida porque o que restou da casa está oferecendo risco para os frequentadores do parque.", afirmou o diretor de patrimônio cultural da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcelo Sutil.

© Hugo Harada/Gazeta do Povo
© Hugo Harada/Gazeta do Povo

Leia a matéria completa na Gazeta do Povo.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Incêndio destrói casa de madeira mais emblemática e Curitiba" 15 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873730/incendio-destroi-casa-de-madeira-mais-emblematica-e-curitiba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.