A Bibliothèque du Boisé de Montreal recebe o RAIC Green Building Award 2017

O Royal Architectural Institute of Canada (RAIC) e o Conselho de Construção Verde do Canadá (CGBC) concederam à Bibliothèque du Boisé de Montreal o Prêmio Green Building anual de 2017. Projetado pelo trio do Consórcio Labonté Marcil, Cardinal Hardy e Eric Pelletier architectes, a biblioteca situa-se no bairro Saint-Laurent e recebeu a distinção como exemplo de "edifícios ambientalmente responsáveis e promovendo a saúde e o bem-estar dos usuários".

"A biblioteca oferece uma variedade de espaços lindamente iluminados e acolhedores, maximizando a luz do dia e as vistas e o uso de elementos naturais, como a madeira, para criar um ambiente que contribua para a saúde e o bem-estar", disse o júri. "Sua abordagem para o alto desempenho através de estratégias projetuais globais resultou em uma realização impressionante ".

A Bibliothèque du Boisé de Montreal recebe o RAIC Green Building Award 2017 - Mais Imagens+ 5

© Doublespace Photography
© Doublespace Photography

O Green Building Award deste ano vem como um complemento a uma série de prêmios internacionais e nacionais já recebidos pela Bibliothèque du Boisé, que também obteve uma certificação LEED Platinum. Com uma forte ênfase em uma integração perfeita de arquitetura e paisagem, o edifício de 6.000 metros quadrados incorpora programas adicionais, incluindo administração, espaço de exposição e arquivos de museu.

Servindo não só como uma biblioteca, mas como um espaço para a interação comunitária e cultural, o edifício emprega uma série de estratégias projetuais sustentáveis, incluindo um inventivo sistema de aquecimento passivo que redistribui o calor coletado em um prisma de vidro. Maximizando o ganho solar, 75% da área de piso da biblioteca tem acesso a luz natural, reduzindo significativamente o uso de energia. Os requisitos de duto também foram gerenciados através do uso de ventilação de baixo fluxo através dos pisos.

© YienChaoHR
© Doublespace Photography

Não só há um diálogo notável com o lote urbano e o habitat natural, mas o faz com uma forma impressionante, expressou o júri.

Em termos de materialidade, os arquitetos enfatizam o uso de materiais de origem local, baixos emissores e recicláveis, e o edifício é construído, principalmente, de madeira certificada. O terreno também foi minimamente impactado através da preservação das árvores existentes e o plantio de outras 100 mais. Arbustos nativos e plantas trepadeiras também são características do exterior, e uma zona úmida próxima foi mantida através de um sistema de recuperação de águas pluviais.

© Doublespace Photography
© YienChaoHR

O júri consistiu nos seguintes membros:

• Mona Lemoine, MRAIC; gerente de projeto, McLennan Design, Vancouver;
• Susan Gushe, FRAIC, Diretora Geral, Perkins +Will, Vancouver;
• Shafraaz Kaba, MRAIC, sócio, Manasc Isaac Architects, Edmonton.

Notícia via: Royal Architectural Institute of Canada.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Bari, Osman. "A Bibliothèque du Boisé de Montreal recebe o RAIC Green Building Award 2017" 12 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873494/a-bibliotheque-du-boise-de-montreal-recebe-o-raic-green-building-award-2017> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.