UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo

Tem início amanhã, dia 13 de Junho, o novíssimo festival da cidade de Lisboa: o Underscore, Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo, festival que cria em Lisboa relações dinâmicas entre músicos e filmes, surpreendendo o espectador. Alguns dos eventos não foram nem serão apresentados novamente em mais lado nenhum, sendo únicos ao festival: as sessões de quarta à noite com Pavel Fajt, Maria do Mar e Maria Radich, e as de sábado de manhã e de noite com Neil Brand e filmes de Lotte Reiniger e das vanguardas do cinema português respectivamente.

Nos próximos cinco dias, o Centro Cultural de Belém, o Cinema S. Jorge e a Cinemateca Portuguesa recebem um programa variado que contempla a exibição de vários filmes clássicos, acompanhados aos vivo por músicos de diversos quadrantes, apresentando uma nova abordagem aos cine-concertos, assim como performances ou oficinas para famílias.

Assim a festa arranca no CCB, amanhã dia 13, às 21h30 com a exibição de “O Homem Forte” (1929), de Henryk Szaro, com música original e acompanhamento do grupo Pink Freud, numa combinação que esgotou salas quando decorreu em outros países europeus.

No dia 14, o Cinema São Jorge exibe a Sonata de Kreutzer, romance clássico de Tolstoi, convertido em filme por Gustav Machatý em 1927 que contará com a música original e acompanhamento lendário de Pavel Fajt, juntamente com as portuguesas Maria do Mar e Maria Radich.

No dia 15, também no São Jorge, temos o experimentalismo e arrojo da performance de Cinema Expandido com Adriana Vila e Luis Macías, os *Crater Lab. Dia 16, naCinemateca, é exibido Mulheres da Beira, de Rino Lupo, com a composição original e acompanhamento musical ao piano de Nicholas McNair.*

Já no dia 17 acontece a oficina para famílias, com a mostra dos Contos de Fadas de Lotte Reiniger, acompanhados por Neil Brand, figura maior da composição e performance para cinema mudo britânico, e pela performer portuguesa Sónia Baptista.

Durante esta iniciativa vão ter lugar outras atividades, como um debate gratuito intitulado "CESEM: Pensar a Música - Um Diálogo Aberto”, que quebra as barreiras entre investigadores universitários e o público em geral.

O Underscore pretende, assim, promover a multiplicação e diversificação de perspetivas artísticas num mesmo festival, trazendo o som e a música de fundo para primeiro plano.

Pensado por Érica Faleiro Rodrigues, programadora durante vários anos do Barbican Arts Center, em Londres, e Diogo Alvim, compositor de música instrumental e eletroacústica, Underscore destina-se a cinéfilos, melómanos e todos aqueles que não querem perder a oportunidade pensar as relações entre a música e o cinema.

O Underscore está inserido na programação oficial das Festas de Lisboa '17.

O projecto Underscore aprofunda a criação e a discussão no campo da música e das artes sonoras na sua relação com a imagem em movimento e o arquivo. Concentrando numa semana em Lisboa múltiplos eventos e actividades – concertos-cinema, conversas e workshops –, pretendemos alargar progressivamente o espectro do Underscore para constituir uma base de encontro e discussão sobre a música e o som na sua relação com a imagem em movimento: um laboratório de composição.

O Underscore pretende promover a multiplicação e diversificação de perspectivas, contemporâneas e arquivadas, e subverter hierarquias disciplinares, tirando partido da relação dinâmica entre as diferentes dimensões artísticas, para explorar, aprofundar e expandir a prática musical e sonora na sua relação com a imagem em movimento e o arquivo.

O projecto irá desenvolver e expandir o formato tradicional dos cine-concertos enquanto interacções – eventos que transcendem as apresentações convencionais –, criando encontros interdisciplinares únicos, e múltiplas leituras dos objectos de arquivo.

O Underscore vem trazer o som e a música de fundo para primeiro plano – para o palco em frente à tela.

  • Título

    UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo
  • Tipo

    Festival / Bienal
  • Organizadores

  • De

    13 de Junho de 2017 09:30 PM
  • Até

    17 de Junho de 2017 09:30 PM
  • Onde

    Centro Cultural de Belém
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo" 12 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873474/underscore-festival-de-musica-som-imagem-em-movimento-e-arquivo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.