MoMA divulga projeto de extensão por Diller Scofidio + Renfro e Gensler

Em evento fechado para a imprensa no início deste mês, o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) apresentou as reformas concluídas para o extremo leste da área do museu e também divulgou o projeto completo de expansão concebido por Diller Scofidio + Renfro em colaboração com a Gensler.

Com a conclusão da renovação da ala leste, que começou em fevereiro de 2016, o museu criou duas galerias espaçosas no terceiro andar, reconfigurando 1.393,5 metros quadrados de espaço, permitindo uma melhor flexibilidade na instalação do acervo e exposições temporárias.

MoMA divulga projeto de extensão por Diller Scofidio + Renfro e Gensler - Mais Imagens+ 5

Vista da escada Bauhaus restaurada, com a Escadaria Bauhaus de Oskar Schlemmer (1932). Image © Iwan Baan

Além disso, a histórica escadaria Bauhaus do edifício foi estendida para o nível térreo, ampliando o acesso ao segundo andar, onde o Café 2 foi renovado e uma nova loja do museu e expresso bar oferecerão vistas para o Jardim de Esculturas de Abby Aldrich Rockefeller. Um novo lounge no primeiro andar proporcionará assentos em seu interior com conexões visuais para o Jardim de Esculturas, enquanto melhorias nas instalações, incluindo banheiros e um novo guarda-volumes no nível da rua irão melhorar a experiência geral do visitante.

Vista do segundo pavimento, olhando para leste, com a nova Loja do Museu, Expresso Bar e o lounge Daniel e Jane Och. Imagem © Iwan Baan

A primeira exposição para utilizar as novas galerias do terceiro andar será "Frank Lloyd Wright 150: Abrindo o Arquivo", agendada para lançamento em 12 de junho. A exposição terá uma visão retrospectiva da carreira de Wright no 150º aniversário de seu nascimento, apresentando mais de 450 desenhos arquitetônicos, maquetes, fragmentos, filmes, móveis e muito mais, incluindo uma série de peças que nunca antes foi exibida publicamente.

Corte norte-sul perspectivado passando pelos novos espaços da nova galeria do Museu de Arte Moderna, olhando para leste, ao longo da 53 Street. Imagem © 2017 Diller Scofidio + Renfro

O plano de expansão completo, que se estenderá até a edificação atualmente em construção 53 W 53 (projetado por Ateliers Jean Nouvel), acrescentará mais de 9 mil metros quadrados ao museu, incluindo 4.645 metros quadrados de espaço de galeria (totalizando 16.258 metros quadrados em todo o campus) e 2.043 metros quadrados de espaço público (totalizando 10.126 metros quadrados).

De acordo com o MoMA, o projeto visa atingir três objetivos principais: "aumentar o espaço da galeria e permitir que o Museu exiba muito mais de sua coleção diversificada, de formas mais profundas e interdisciplinares; proporcionar aos visitantes uma experiência mais acolhedora e confortável; e conectar melhor o Museu ao tecido urbano do centro de Manhattan."

Plantas destacando os espaços novos e renovados no Museu de Arte Moderna. Imagem © 2017 Diller Scofidio + Renfro

A expansão permitirá ao museu redesenhar completamente a circulação pelo campus, abrindo a parte ocidental para ser totalmente dedicada à exibição de arte. Uma variedade de espaços de diferentes alturas serão interligados verticalmente, alguns dos quais serão iluminados naturalmente para a exibição de pinturas e esculturas, e outros equipados para performances ou filmes.

"O projeto otimiza os espaços atuais para serem mais flexíveis e tecnologicamente sofisticados e cria mais áreas para os visitantes pararem e refletirem", explica o museu. "Os 4.645 metros quadrados de espaço de galeria que estão sendo adicionados na parte ocidental do edifício permitirão ao MoMA realizar uma aspiração antiga: apresentar muito mais de sua coleção através de uma série de narrativas fluidas e interconectadas entre arte moderna e contemporânea a partir de todos os meios. As novas galerias proporcionarão uma oportunidade para reimaginar a exibição do acervo do Museu e mostrar sua profundidade, amplitude, complexidade e diversidade através de um maior uso de instalações interdisciplinares, além de ter espaços rotativos dedicados a meios específicos, incluindo fotografia, arquitetura e design."

Elevação do Museu de Arte Moderna na 53 Street com vista em corte abaixo do nível da rua. Imagem © 2017 Diller Scofidio + Renfro

A expansão também incluirá uma série de novas galerias no nível de rua que se conectam à Loja de Design e Livraria do MoMA, que contará com uma parede de vidro de altura total para conectar melhor o museu à rua. Todo o primeiro andar do museu, incluindo as novas galerias, será completamente aberto ao público, gratuitamente.

Elizabeth Diller, sócia da Diller Scofidio + Renfro, disse: "Este projeto nos convidou a trabalhar com toda a história arquitetônica do MoMA, unindo as construções existentes do Museu num todo compreensível através de intervenções cuidadosas e deliberadas em lógicas anteriores, bem como a construção de novas lógicas que surgem das aspirações atuais do MoMA.Este trabalho exigiu a curiosidade de um arqueólogo e a habilidade de um cirurgião. As melhorias tornarão a experiência do visitante mais intuitiva e aliviarão o congestionamento, enquanto uma nova rede de circulação conectará os espaços de expansão com os lobbies, os auditórios e o Jardim de Esculturas, criando um domínio público contíguo e gratuito que conecta a rua e a arte na cidade."

"O projeto integra as várias facetas da história arquitetônica do museu, criando uma fachada de vidro transparente distinta na 53rd Street que complementa os edifícios existentes de Goodwin e Stone, Johnson e Taniguchi e convida a um diálogo mais aberto entre espaços internos e externos."

Vista da Galeria Louise Reinhardt Smith, incluindo a obra de Lawrence Weiner 'SLOW CORROSION LEADING TO A LOSS OF INHERENT DIGNITY OF THE OBJECT AT HAND' (1985). Imagem © Iwan Baan

O projeto de expansão deverá ser aberto em 2019. Para marcar a ocasião, todo o Museu será configurado para exibir peças do acervo, resultando na maior exibição individual de obras do acervo na história do museu.

Notícia via MoMA.

MoMA Announces a Major Retrospective to Commemorate Frank Lloyd Wright's 150th Birthday

Today, the Museum of Modern Art in New York announced a major retrospective of Frank Lloyd Wright's work to be displayed in 2017, commemorating 150 years since the architect's birth.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "MoMA divulga projeto de extensão por Diller Scofidio + Renfro e Gensler" [MoMA Completes First Phase of Renovations, Reveals Designs for Extension by Diller Scofidio + Renfro and Gensler] 16 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873213/moma-divulga-projeto-de-extensao-por-diller-scofidio-plus-renfro-e-gensler> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.