João’s House / Guilherme Machado Vaz

João’s House / Guilherme Machado Vaz - PrateleiraJoão’s House / Guilherme Machado Vaz - Janela, Porta, Tijolo, FachadaJoão’s House / Guilherme Machado Vaz - Janela, PortaJoão’s House / Guilherme Machado Vaz - Escada, CorrimãoJoão’s House / Guilherme Machado Vaz - Mais Imagens+ 34

Porto, Portugal

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do João é um projeto de renovação de um pequeno edifício localizado numa zona histórica da cidade do Porto chamada Foz Velha, que fica perto da foz do Rio Douro. Trata-se de uma típica construção tradicional Portuense do século XIX de um só piso constituída por paredes de pedra, com uma estrutura de madeira na cobertura revestida a telha de cerâmica e caixilharias em madeira.

João’s House / Guilherme Machado Vaz - Janela, Porta, Tijolo, Fachada
© Luis Ferreira Alves

No edifício funcionava anteriormente uma Padaria que servia a população local, que era maioritariamente constituída por pescadores. O projeto transforma esta antiga padaria de piso térreo numa habitação unifamiliar de dois pisos, distribuindo os espaços sociais no piso inferior e os espaços privados no piso superior. Há ainda um piso intermédio que tem um pequeno pátio que distribui luz natural para o estúdio de música do cliente.

João’s House / Guilherme Machado Vaz - Janela, Porta
© Luis Ferreira Alves

A zona social, que compreende a cozinha e o espaço de estar e de jantar, está fisicamente dividido e visualmente unido por uma peça de mobiliário que dá apoio simultaneamente aos dois espaços funcionando como armário de copa e de livros. Esse móvel é acessível por ambos os lados através dos seus vidros de correr. Podemos assim colocar livros numa prateleira e artigos de cozinha noutra num híbrido que se revela funcionalmente interessante. Esta peça tem ainda a qualidade de filtrar a luz natural de uma forma muito subtil.

João’s House / Guilherme Machado Vaz - Escada, Corrimão
© Luis Ferreira Alves
Corte
João’s House / Guilherme Machado Vaz - Imagem 15 de 39
© Luis Ferreira Alves

A cozinha é um espaço que se estende para a rua quando as portas se abrem, permitindo o prazer do convívio com a vizinhança com um copo de vinho na mão enquanto a refeição está a ser confeccionada. A zona de estar é um espaço íntimo, iluminado naturalmente por um lanternim que ao longo do dia oferece uma grande variedade de tonalidades de luz devido aos reflexos da mesma nas diferentes texturas da parede. A parede foi pintada num creme muito claro, e não de branco, porque este consegue dar um tom mais confortável e menos agressivo à luz ambiente.

João’s House / Guilherme Machado Vaz - Dormitório, Corrimão
© Luis Ferreira Alves
Planta - 1º Pavimento
João’s House / Guilherme Machado Vaz - Janela
© Luis Ferreira Alves

O piso superior tem dois quartos com cotas de pavimento distintas que partilham um quarto de banho com duas portas de entrada. Podem assim ser considerados como duas suítes com a vantagem de se poupar o espaço do segundo quarto de banho. Há ainda - voltada para a foz do rio, a poente - uma varanda muito acolhedora e tranquila que o Sol gosta de visitar. Abre-se para os jardins traseiros dos vizinhos e transporta-nos para um lugar de conforto íntimo. Um lugar que tem a ver com a identidade, a cultura e a história do Porto.

João’s House / Guilherme Machado Vaz - Janela
© Luis Ferreira Alves

Publicado originalmente em 14 de julho de 2017.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "João’s House / Guilherme Machado Vaz" 31 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873188/casa-do-joao-guilherme-machado-vaz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.