Curso Livre: Arte e Imagem na Estética do Século XX

O curso visa introduzir os alunos a algumas questões fundamentais da estética do século XX. Serão quatro encontros com duas horas de duração e não se exige conhecimento nem leitura prévia dos textos abordados.

A partir da apresentação de pensadores cruciais para a teoria e a filosofia da arte desse período, daremos atenção aos momentos de embate destes pensadores com obras de arte e com manifestações da cultura em geral.

Serão abordados: Theodor W. Adorno, Walter Benjamin; Clement Greenberg, Giulio Carlo Argan; Georges Bataille, André Breton; Maurice Merleau-Ponty e Jean-Paul Sartre, autores que construíram suas reflexões junto às vanguardas da primeira metade do século XX e à formação de uma indústria do entretenimento e de uma cultura de massas.

  • Dia 03/07 (19h30 às 22h)

Aula 1: Theodor Adorno e Walter Benjamin
- Autonomia e heteronomia nas formas estéticas segundo Adorno e Benjamin.
- A perda da Aura (Benjamin).
- Experiência estética e indústria cultural: o problema dos museus (Adorno). A aposta no cinema (Benjamin).

  • Dia 10/07 (19h30 às 22h)

Aula 2: Clement Greenberg e Giulio Carlo Argan
- A ideia de vanguarda para Greenberg e Argan. A herança da história da arte e da filosofia alemãs na concepção de evolução e progresso nas artes.
- O papel de Greenberg na constituição da vanguarda norte-americana e a defesa de Argan da arte moderna na Europa.
- Arte e cultura de massas. Vanguarda e kitsch (Greenberg). Vanguarda e trabalho (Argan).

  • Dia 17/07 (19h30 às 22h)

Aula 3: Georges Bataille e André Breton
- Imagem e pensamento em Bataille e Breton: Montagem, colagem, frottage como formas de conhecimento.
- Aproximação e rompimento entre Bataille e Breton. Bataille e o modernismo na França (Pablo Picasso, Joan Miró, André Masson, Giacometti)
- Arte como gasto improdutivo: de Manet às pinturas pré-históricas (Bataille). O lugar do acaso na criação artística (Breton).

  • Dia 24/07 (19h30 às 22h)

Aula 4: Maurice Merleau-Ponty e Jean Paul Sartre
- O problema da percepção e a condição humana: Distintas concepções de fenomenologia em Merleau-Ponty e em Sartre.
- Pintura e linguagem (Merleau-Ponty e Cézanne).
- Possibilidades de representação da situação humana (Sartre, Giacometti e Tintoretto).

Sobre o professor
Ruy Luduvice é doutorando, mestre e graduado em filosofia pela Universidade de São Paulo. Entre 2007 e 2008 realizou intercâmbio na Université Paris Ouest Nanterre La Défense. É Pesquisador Coordenador da Associação Cultural Videobrasil e membro do Grupo de Estudos em Estética Contemporânea do Departamento de Filosofia da USP.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso Livre: Arte e Imagem na Estética do Século XX" 07 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873180/curso-livre-arte-e-imagem-na-estetica-do-seculo-xx> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.