Construção do "Sky Park" de Zaha Hadid Architects é iniciada em Bratislava

O escritório Zaha Hadid Architects iniciou a construção de um novo empreendimento de 5,5 hectares em Bratislava, na Eslováquia. Conhecido como "Sky Park", o masterplan transformará um terreno abandonado, localizado em uma antiga região industrial da cidade, em um parque e comunidade de uso misto de 20 mil metros quadrados com mais de 700 apartamentos e 55 mil metros quadrados de escritórios e comércio.

Construção do "Sky Park" de Zaha Hadid Architects é iniciada em Bratislava - UrbanoConstrução do "Sky Park" de Zaha Hadid Architects é iniciada em Bratislava - UrbanoConstrução do "Sky Park" de Zaha Hadid Architects é iniciada em Bratislava - FachadaConstrução do "Sky Park" de Zaha Hadid Architects é iniciada em Bratislava - JanelaConstrução do Sky Park de Zaha Hadid Architects é iniciada em Bratislava - Mais Imagens+ 15

Construção do "Sky Park" de Zaha Hadid Architects é iniciada em Bratislava - Urbano
© Penta Investments
Construção do "Sky Park" de Zaha Hadid Architects é iniciada em Bratislava - Janela
© Penta Investments

ZHA foi selecionado como vencedor de um concurso para o projeto em 2010. O empreendimento preencherá uma lacuna muito necessária no mercado imobiliário da cidade, onde a maior parte do estoque habitacional existente se localiza em "paneláks", um tipo de bloco habitacional construído rapidamente em todo o país durante a escassez de habitação no pós-guerra.

"O Sky Park é uma ligação importante entre a cultura contemporânea, a natureza e a história recente de Bratislava", disse Patrik Schumacher, diretor do Zaha Hadid Architects.

Construção do "Sky Park" de Zaha Hadid Architects é iniciada em Bratislava - Janela, Fachada
© Penta Investments
Construção do "Sky Park" de Zaha Hadid Architects é iniciada em Bratislava - Iluminação, Janela
© Penta Investments

No centro do terreno, a histórica usina de aquecimento Jurkovičova Teplárne projetada pelo arquiteto Dušan Jurkovič - que recentemente correu o risco de ser demolida - será preservada como um monumento cultural e reutilizada no projeto do Sky Park. Ao contrário de outras propostas do concurso, que apresentaram blocos perimetrais semelhantes a enclaves, o projeto de ZHA permitirá o acesso público ao local e ao parque histórico, permitindo que a área se torne parte integrante da comunidade vizinha. Outros equipamentos públicos incluirão um anfiteatro, playgrounds, áreas para piquenique, pistas de corrida, uma quadra poliesportiva e um pomar.

Construção do "Sky Park" de Zaha Hadid Architects é iniciada em Bratislava - Fachada, Urbano, Janela
© Penta Investments

"O Sky Park é atualmente um dos projetos mais importantes da Penta, não só devido ao tamanho do investimento, mas também devido ao significado geral para a nossa capital, com seu conceito e solução de espaços públicos", comentou Jozef Oravkin, sócio da Penta Investments, incorporadora do projeto.

Construção do "Sky Park" de Zaha Hadid Architects é iniciada em Bratislava - Janela, Urbano
© Penta Investments
Construção do "Sky Park" de Zaha Hadid Architects é iniciada em Bratislava - Janela, Iluminação, Fachada, Urbano
© Penta Investments

O projeto será construído em duas fases: a primeira contará com três torres residenciais e 4.200 metros quadrados de escritórios, enquanto que a segunda acrescentará uma torre corporativa, um pavilhão de restaurante e um estacionamento subterrâneo. Quase 60% dos apartamentos da primeira fase já foram vendidos.

A fase 1 do projeto tem conclusão prevista para o final de 2019.

Via ZHA.

Construção do "Sky Park" de Zaha Hadid Architects é iniciada em Bratislava - Urbano
© Penta Investments
  • Arquitetos

  • Localização

    Bratislava, Slovakia
  • ZHA Design

    Zaha Hadid and Patrik Schumacher
  • ZHA Master Plan and Concept Design Project Architects

    Jens Borstelmann and Thomas Vietzke
  • ZHA Project Director

    Jim Heverin
  • ZHA Project Architect

    Craig Kiner
  • ZHA Project Team

    Brian Dale, Javier Rueda, Evgeniya Yatsuk, Ganesh Nimmala, Theodor Wender, Irena Predalic, Moa Carlson
  • Executive Architect

    GFI a.s.
  • Área

    55000.0 m2
  • Fotografias

    Penta Investments

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "Construção do "Sky Park" de Zaha Hadid Architects é iniciada em Bratislava" 07 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872946/construcao-do-sky-park-de-zaha-hadid-architects-e-iniciada-em-bratislava> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.