Residência Itamambuca / Gui Mattos

Residência Itamambuca / Gui Mattos - Imagem 2 de 13Residência Itamambuca / Gui Mattos - Imagem 3 de 13Residência Itamambuca / Gui Mattos - Imagem 4 de 13Residência Itamambuca / Gui Mattos - Imagem 5 de 13Residência Itamambuca / Gui Mattos - Mais Imagens+ 8

Praia do Itamambuca, Brasil
  • Arquitetos: Gui Mattos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Equipe: André Delmanto, Daniel Farfelmaze, Tiago Mestre, Luciana Rangel, Leonardo Vieira, Raquel Palmieri
  • Interiores: Roberta Dias, Ana Guimarães, Beatriz Sinkvicio, Tomás Kavakama
  • Cidade: Praia do Itamambuca
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Itamambuca / Gui Mattos - Imagem 8 de 13
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa, em Itamambuca, parte de uma leitura atenta do lugar e de uma reflexão sobre o programa. Um lote, próximo ao mar e marcado por uma vegetação alta e densa, sugeria já um modo natural de ocupação.  Dos clientes veio a vontade de um habitar simples, valorizando a natureza.

O projeto define-se no cruzamento destes dois vetores, destas duas vontades. Num primeiro momento temos uma estrutura quadrada, regular, de concreto, que define com clareza um chão para pisar e uma cobertura para proteger.

Residência Itamambuca / Gui Mattos - Imagem 4 de 13
© Nelson Kon

Este chão eleva-se ligeiramente do terreno natural, configurando-se como um degrau, ou banco, e a cobertura busca a possibilidade estrutural de um térreo livre e fluído, juntamente com a vontade de “trazer para dentro” a luz, o ar e a vegetação.

Residência Itamambuca / Gui Mattos - Imagem 2 de 13
© Nelson Kon

Este teto, um prisma invertido com apoios a todo o redor dispostos simetricamente,  possibilita a abertura a todas as direções, sintetizando essa ligação permanente com a natureza e abrigando por igual toda a dimensão social da casa.

Residência Itamambuca / Gui Mattos - Imagem 11 de 13
Plantas

O aconchego e a privacidade das áreas íntimas são resolvidos numa construção leve e simples, em elementos pré-fabricados de madeira, que se dispõe sobre o concreto como se fossem mobiliário.

Residência Itamambuca / Gui Mattos - Imagem 10 de 13
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Itamambuca / Gui Mattos" [Itamabuca House / Gui Mattos] 15 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872516/residencia-itamambuca-gui-mattos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.