Teatro Positivo Grande Auditório / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura

Teatro Positivo Grande Auditório / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 2 de 23Teatro Positivo Grande Auditório / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 3 de 23Teatro Positivo Grande Auditório / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 4 de 23Teatro Positivo Grande Auditório / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 5 de 23Teatro Positivo Grande Auditório / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Mais Imagens+ 18

Curitiba, Brasil
Teatro Positivo Grande Auditório / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 9 de 23
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantando dentro do campus da Universidade Positivo, tem capacidade para 2.400 espectadores e é considerado um dos maiores teatros do Brasil.

Teatro Positivo Grande Auditório / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 5 de 23
© Nelson Kon

Sua disposição em arena e grande inclinação é inspirada do teatro grego de Epidaurus, escavado em uma montanha e famoso por sua acústica, e permitem ótima visibilidade de qualquer ponto da plateia.

Teatro Positivo Grande Auditório / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 11 de 23
© Nelson Kon

O edifício é composto de 3 grandes volumes que se relacionam e definem claramente os principais setores do teatro: foyer, plateia e palco. O revestimento externo contrasta e alterna o uso de concreto, vidro e pastilhas cerâmicas brancas com o arenito vermelho, pedra típica do Paraná.

Teatro Positivo Grande Auditório / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 13 de 23
Planta
Teatro Positivo Grande Auditório / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 21 de 23
Cortes

Uma marquise evidencia a entrada principal e encaminha ao grande foyer, equipado com bomboniere e guarda-volumes, que recepciona o público e dá acesso à plateia e ao conjunto de 4 camarotes que contam com lounge de apoio para recepção de pequenos grupos. 

Teatro Positivo Grande Auditório / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 4 de 23
© Nelson Kon

Grandes rasgos horizontais envidraçados nas laterais do nível superior da plateia permitem uma incomum visão da paisagem, integrando o ambiente interno do teatro ao bosque natural externo, e servindo como extensão do foyer e como área de espera antes do início das apresentações.

Teatro Positivo Grande Auditório / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 8 de 23
© Nelson Kon

A solução acústica, com projeto e consultoria específica, e desenho de painéis rebatedores no forro e paredes, resolve com eficiência e excelente qualidade a distribuição do som em todo o espaço.

Teatro Positivo Grande Auditório / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 6 de 23
© Nelson Kon

No palco, suas dimensões e completa infraestrutura cênica, incluindo fosso móvel para orquestra, possibilitam qualquer tipo de espetáculo – teatro, dança, orquestra, ópera, shows, palestras, formaturas, etc. Um conjunto de camarins, salas técnicas de apoio e coxias dão suporte as apresentações.

Teatro Positivo Grande Auditório / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 10 de 23
© Nelson Kon

No palco, uma grande porta permite o acesso direto para carga e descarga de equipamentos e cenários e também possibilita a realização de espetáculos que possam explorar e se integrar à paisagem do lago localizado aos fundos do teatro, bem como que utilizar a infraestrutura do palco para realizar apresentações voltadas para o pátio externo.

Teatro Positivo Grande Auditório / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 7 de 23
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Curitiba, Paraná, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Teatro Positivo Grande Auditório / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura" 24 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872439/teatro-positivo-grande-auditorio-manoel-coelho-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.