Sede Administrativa VOLVO / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura

Sede Administrativa VOLVO / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 2 de 30Sede Administrativa VOLVO / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 3 de 30Sede Administrativa VOLVO / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 4 de 30Sede Administrativa VOLVO / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 5 de 30Sede Administrativa VOLVO / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Mais Imagens+ 25

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atualle, Belmetal, DR Vidros, Desso, Eliane, Forbo Flooring Systems, Ieklo, Lavitta, Madeplast, REFAX, Remaster
Sede Administrativa VOLVO / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 5 de 30
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. A montadora de origem sueca, mantém fábrica na Cidade Industrial de Curitiba desde o final dos anos 1970, onde diariamente são fabricados ônibus e caminhões da sua linha de produção para serem utilizados tanto no país quanto no exterior.

Sede Administrativa VOLVO / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 4 de 30
© Nelson Kon

Pensado para abrigar a presidência da montadora no Brasil, algumas diretorias e setores administrativos, o prédio é o primeiro de um amplo complexo administrativo, ao qual deverão se juntar mais quatro blocos.

Sede Administrativa VOLVO / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 3 de 30
© Nelson Kon

O projeto procura ressaltar o caráter institucional do edifício, utilizando uma linguagem contemporânea de arquitetura, que se destaca dos demais edifícios da planta fabril e que exprima alguns dos valores associados a marca da montadora como: modernidade / inovação / tecnologia / sustentabilidade.

Sede Administrativa VOLVO / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 12 de 30
© Nelson Kon

Explorando ao máximo a integração e permeabilidade espacial entre as áreas internas, de trabalho e as externas, o prédio possui cinco pavimentos, térreo e mais quatro andares-tipo, além da cobertura com terraço-jardim e restaurante. Com suas quatro faces visíveis de praticamente todo o entorno, a caixa retangular tem brises metálicos na fachada posterior, protegendo os espaços de trabalho que são dispostos como open spaces.

Sede Administrativa VOLVO / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 16 de 30
© Nelson Kon
Sede Administrativa VOLVO / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 22 de 30
Planta - Tipo

Ligeiramente inclinada, a face do acesso principal conta com um pórtico antecedendo o átrio de marcante espacialidade, que percorre os andares e abriga a recepção (à frente de onde ficam expostos os caminhões fabricados pela montadora), a circulação vertical e jardim. Projetando-se no vazio e atirantadas ao átrio, foram criadas junto aos pisos de escritórios pequenas praças de convivência, com café e mesas dispostos em mezaninos metálicos. Além de servir de ponto de encontro e descanso, elas ampliam a visão para a fábrica e paisagem do entorno.

Sede Administrativa VOLVO / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura - Imagem 14 de 30
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Curitiba, Paraná, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede Administrativa VOLVO / Manoel Coelho Arquitetura e Design + Antonio Abrão Arquitetura" 12 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872437/sede-administrativa-volvo-manoel-coelho-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.