"Arquitectura em Angola": A realidade da Arquitetura e do Urbanismo pós Guerra Civil Angolana

Temos o enorme prazer de compartilhar aqui uma incrível experiência dos estudantes de arquitetura do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO) em Luanda, o documentário " Arquitectura em Angola". Organizado por Pedro Rodrigues e seus colegas, o documentário explora a realidade do ensino, da profissão e de questões sociais colocadas para a Arquitetura e o Urbanismo neste país.

Entre 1975 e 2002, logo após tornar-se um país independiente do domínio português, os angolanos enfrentaram uma violenta guerra civil gerando uma pesada crise social e de infraestrutura. Neste filme vemos como os arquitetos africanos estão enfrentando os problemas resultantes desta crise, como os professores percebem o futuro dos profissionais ali formados e como os estudantes entendem seu papel na sociedade. 

Durante as narrativas podemos perceber as relações entre professores e estudantes, a realidade da mulher na arquitetura, as influências de arquitetos como Le Corbusier, Frank Lloyd Wright, Oscar Niemeyer e Zaha Haddid  e Vasco Vieira da Costa, arquitetos português naturalizado em Angola. 

Vale ressaltar que este documentário foi possível graças ao esforço de alguns estudantes desta universidade e mostra ao mundo um panorama único de Angola, com diversas questões que, por razões diversas, não temos notícias. E por esse motivo o documentário se torna fundamental. Externar a produção de alguns projetos desenvolvidos pelo estudantes, suas opiniões sobre os problemas próprios da arquitetura e urbanismo angolanos e como os professores de cada área entendem o que é arquitetura e quais são as características e os enfrentamentos das cidades naquela realidade. Realidade essa compartilhada em diversos outros lugares do mundo.

Assim vemos com muito carinho esta energia e vigor dispensados para retratar ao mundo as aspirações, as lutas e o talento das arquitetas e arquitetos angolano.

Pedimos para que o, agora arquiteto, Pedro Rodrigues fizesse um relato deste processo de dois anos. Veja abaixo:

"Como surgiu a ideia da realização do video?

Houve um grupo de estudantes do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO) que se encarregou de assumir o Núcleo de Estudos Arquitetônico (NEARQ) que esteve obsoleto até antes a nossa tomada de posse. No decorrer das exposições dos trabalhos semestrais sentimos a necessidade da divulgação dos mesmos de formas que outros estudantes e arquitetos pudessem apreciar o que se faz nas universidades de arquitetura em Angola.

Vimo-nos obrigados a bater outras portas de maneiras que pudéssemos divulga-lo, já que estávamos cansados de expor a nós mesmos. Foi quando, surgiu a ideia de contatar o Archdaily Brasil, pelo fato de ser uma revista que durante a nossa formação serviu-nos de biblioteca. Com algum receio de que não fossemos atendidos como desejávamos, lançamos os dando, e não foi que conseguimos duas cenas. Por intermédio de sua Diretora de Conteúdo Joanna Helm, recebemos a confirmação de que estariam dispostos a nos ajudar na divulgação dos mesmos, ela por sua vez encaminha-nos ao Pedro Vada como sendo a pessoa que trataria de resolver este assunto por nós. Uma das suas propostas era a realização de um documentário que retratasse a história do nosso aprendizado bem como a conjuntura polícia e social do nosso pais.

Esta ideia foi bem aceita, mas o grande problema era que nunca tivéramos feito um documentário, e contar com um profissional seria dispendioso e não tínhamos com que pagar, porque não havia patrocínio. Foi quando reunimos o Núcleo e com meios próprios convidamos um colega do 3º ano do Curso de Cinema e TV do IMETRO que, com pouca experiência, abraçou o projeto, o colega Pedro Rodrigues escreveu o roteiro. Contamos também com o apoio dos professores de nosso curso.

A estreia de nosso documentário foi no cinema do Belas Shopping na Cidade Capital, que, para nosso espanto, patrocinou a custo zero uma das salas. Estavam previstas 300 pessoas para este dia e, com uma semana de divulgação, a sala estava totalmente cheia com cerca de 400 pessoas.

Após a estreia o documentário foi guardado. A apresentação foi gratificante pois estavam presentes estudantes de arquitetura, diretores de universidades, familiares, estudantes de outros cursos não ligados à área de Engenharia, Pastores, etc. Foi a primeira vez que se realizou algo do gênero no nosso País, o filme proporcionou trocas de experiências entre arquitetos e estudantes. Por isso independentemente do que venha a ser, nos consideramos vencedores. E tudo foi graças a vocês Archdaily Brasil, especialmente a Joanna e Pedro, ai vai o nosso MUITO OBRIGADO."

Ficha Técnica:

Tema: Arquitectura em Angola

Participantes:

- PROFESSORES: • Júlia Neto – Arqta. Coordenadora do Curso de arquitectura no IMETRO • Cristina Camera-Arqta. Coordenadora do Curso de Planeamento Territorial e Urbano no IMETRO. • Silvio Guedes -Eng. Em Estudo de Impacto Ambiental, Coordenadora do Curso de Geologia e Minas no IMETRO • Deodósio Kakinda – Arq. Professor auxiliar da Coordenação de arquitectura • Pedro João Isaac – Arq. Urbanista Pela universidade Agostinho Neto, Professor no curso de arquitectura do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola, coordenador no curso de Construção Civil no Instituto Medio Industrial de Luanda. • Osvaldo Guigilo Eng. Civil e professor no IMETRO • João Viegas Massunga – PhD em Engenharia forence / Especialista em Estudos de Avaliação de estado de conservação de edificio/ Ex. Director Geral do Projecto Cajueiro da SONANGOL. • André Malufuene – Arq. Urbanista Pena Universidade Agostinho Neto, Arquitecto pela CITIC empresa encarrega pela construção da maior centralidade de Angola.

ESTUDANTES: Cristo Luís - estudantes do cuso de cinema e TV - Realização Pedro Rodrigues estudantes de Arquitectura – Produção Executiva Genisvaldo Mafilo Lúcio Dário Arilson Braça Sidónio Eduardo Adriano Livunde Bruno Pimenta Izilda Luana Sofia Domingas Xavier Iumara Chissala Edna Afonso Joaquim Lemos Hélio Teixeira

Sobre este autor
Cita: Pedro Vada. ""Arquitectura em Angola": A realidade da Arquitetura e do Urbanismo pós Guerra Civil Angolana" 31 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872421/arquitectura-em-angola-a-realidade-da-arquitetura-e-o-urbanismo-pos-guerra-civil-angolana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.