Residencial Bosque do Horto / Reinach Mendonça Arquitetos Associados

Residencial Bosque do Horto / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Fachada, JardimResidencial Bosque do Horto / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Fachada, Cadeira, CorrimãoResidencial Bosque do Horto / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Fachada, CorrimãoResidencial Bosque do Horto / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Porta, Fachada, JanelaResidencial Bosque do Horto / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 51

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1233
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cavicon, MAV do Brasil, Maditu, Pi Mármores, Qually Gesso, Risatec, Ulimax, thyssenkrupp
Residencial Bosque do Horto / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. O local delimitado para o projeto, dentro de um condomínio residencial de alto padrão em Jundiaí, possui um terreno em declive com vista privilegiada para o norte onde, ainda dentro do condomínio, existe um belo lago. O projeto parte da premissa de alterar o mínimo possível a topografia existente, mas ao mesmo tempo proporcionar pontos de visibilidade para as paisagens exuberantes do local já que o loteamento, como o próprio nome sugere, fica próximo ao Horto Florestal da cidade.

Residencial Bosque do Horto / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Fachada, Corrimão
© Nelson Kon
Residencial Bosque do Horto / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Fachada, Cadeira, Corrimão
© Nelson Kon

Para esse local, se fez necessário a implantação da sede social do clube, contemplando todas as premissas de organização e programas que envolvem esporte e lazer. A paisagem foi um fator determinante para que o projeto se desenvolvesse buscando maior integração com a natureza, além de privilegiar todos os usuários destes espaços com atividades livres e ambientes agradáveis de permanência e circulação. O posicionamento do acesso principal ocorre de forma discreta e pelo pavimento superior para que o usuário possa se surpreender ao chegar no interior do edifício podendo contemplar diretamente a paisagem em que se insere.

Residencial Bosque do Horto / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Imagem 54 de 56
Planta - Térreo
Residencial Bosque do Horto / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Imagem 55 de 56
Planta - Superior

No pavimento superior, o mesmo onde ocorre o acesso dos usuários, estão dispostos ambientes com atividades mais reservadas como o salão de jogos e academia de ginástica. No pavimento inferior as atividades mais livres tomam conta do espaço, com ambientes próprios para festas e varandas que possibilitam convivência em grupo. Nesse último pavimento a paisagem é especialmente contemplada.

Residencial Bosque do Horto / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Fachada
© Nelson Kon
Residencial Bosque do Horto / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Imagem 56 de 56
Cortes
Residencial Bosque do Horto / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Janela, Banco, Cadeira, Corrimão
© Nelson Kon

A sede social deste clube resulta de uma estrutura metálica leve, finalizada em duas ‘cortinas’ nas extremidades. O partido adotado teve a intenção de criar um abrigo único voltado para a vista, que protege as muitas atividades que acontecem neste grande espaço aberto caracterizado pelos brises horizontais e cria a possibilidade de circulação do ar no interior do edifício otimizando conforto térmico do edifício. O jogo de diferentes alturas de pé-direito (no pavimento superior simples e nas áreas maiores de convivência duplo) possibilitam as diferentes percepções dentro destes ambientes.

Residencial Bosque do Horto / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Fachada, Janela
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jundiaí, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residencial Bosque do Horto / Reinach Mendonça Arquitetos Associados" 07 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872371/cipasa-bosque-do-horto-reinach-mendonca-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.