Plein Ciel / MG-AU / Michel Guthmann Architecture et Urbanisme

Plein Ciel / MG-AU / Michel Guthmann Architecture et Urbanisme - Mais Imagens+ 22

  • Equipe De Arquitetos: Mauro Palamini, Samuel Reist, Oona Savransky, Nicolas Zaegel
  • Engenheiros: Bureau d’Etudes MIZRAHI
  • Construtora: Fayolle
  • Cliente: SEMERCLI para Clichy Habitat
  • Equipe De Projeto: Michel Guthmann, Stéphanie Appert, Olivier Barthe, Mauro Palamini, Samuel Reist, Oona Savransky, Nicolas Zaegel
  • Cidade: Clichy
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Michel Denancé

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Clichy la Garenne comprometeu-se com um ambicioso projeto de reconstrução urbana que destaca uma localização excepcional na entrada sul da cidade. Dentro deste contexto está o projeto de 47 unidades habitacionais de SEMERCLI. O verdadeiro desafio era introduzir os novos edifícios de arquitetura contemporânea, mais densos, no entorno consolidado. O novo edifício deve preservar o espírito único destes bairros, conectado a história dos "faubourgs". O objetivo final era criar um edifício de dez pavimentos que tivesse o menor impacto possível no nível da rua. Esta contradição aparente foi, para nós, a base do projeto: um edifício em duas peças, incluindo uma peça inferior, que se converte em parte da rua, e uma segunda peça que se separa e eleva-se em altura, levemente retraída.

Diagrama

A parte inferior do edifício pertence ao universo da rua, as continuidades e os pedestres. Existe uma relação entre eles e os edifícios existentes. O edifício mais alto ergue-se e se diferencia do marco tradicional da cidade. Esta maneira de elevar-se ao céu multiplica as fachadas com vistas e preserva a visão aberta, o máximo possível, para os pedestres e habitantes do lado sul da rua. Alguns apartamentos estão localizados em duas pequenas alas construídas ao redor do pátio posterior. 

© Michel Denancé

A organização dos volumes permite cumprir as especificações quantitativas e não sacrificar o que consideramos essencial para a qualidade interior de um apartamento, ou seja: os apartamentos possuem orientações diferentes, as cozinhas se beneficiam da luz natural direta e as áreas de estar são maximizadas e funcionais.

© Takuji Shimmura

O terreno cria um entrelaçamento de jardins, pátios e corredores no térreo. Esta organização antecipa a riqueza dos volumes encontrados no edifício. O corredor é generoso e luminoso: se estende entre a rua e o jardim interior como garagem para os carros, espaçosa e funcional.

© Takuji Shimmura
Planta Baixa
© Michel Denancé

As fachadas estão isoladas no exterior e são revestidas com gesso de cal ou placas metálico. As janelas e carpintaria são de alumínio, com um acabamento anodizado. A cor do gesso mantem a mesma paleta dos edifícios existentes. O revestimento é muito leve, para refletir a luz do sol e iluminar o centro do bloco. Os volumes são simples para desenvolver uma certa racionalidade construtiva e técnica. As aberturas são muito amplas para maximizar a entrada de luz natural e ressaltar o intercambio visual com o exterior. 

© Takuji Shimmura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Clichy, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Plein Ciel / MG-AU / Michel Guthmann Architecture et Urbanisme" [Plein Ciel / MG-AU / Michel Guthmann Architecture et Urbanisme] 26 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872207/plein-ciel-mg-au-michel-guthmann-architecture-et-urbanisme> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.