Discurso do RCR Arquitectes no Prêmio Pritzker 2017

No sábado, Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta do RCR Arquitectes receberam o Prêmio Pritzker de 2017 em uma cerimônia no Palácio Akasaka, em Tóquio. O ArchDaily tem o prazer de compartilhar, com a permissão da Fundação Hyatt e do Prêmio Pritzker de Arquitetura, uma transcrição do discurso de aceitação dos vencedores, feito por Carme Pigem em nome do trio.

Suas majestades, o Imperador e Imperatriz do Japão; Vice Primeiro-Ministro Taro Aso; Excelências, embaixadores e ministros; Tom e Margot Pritzker e membros da família Pritzker; senhoras e senhores.

Emoções, felicidade, orgulho, humildade, respeito, responsabilidade, admiração por aqueles que foram antes de nós e por aqueles que receberão este prêmio no futuro: há uma mistura infinita de muitos sentimentos sobrepostos que estamos experimentando agora, mas a sensação mas forte é a de gratidão: À Família Pritzker, que há anos vem apoiando generosamente e chamando a atenção para a arquitetura, e pedimos que continuem fazendo isso.

Thomas Pritzker (esquerda) com Ramon Vilalta, Carme Pigem e Rafael Aranda. Image © The Hyatt Foundation / Pritzker Architecture Prize

A todos e cada um dos membros do júri, a todos e cada um dos nossos colaboradores, a todos e cada um dos nossos clientes, e a cada membro de nossas famílias ... a Montse.

Estar neste palácio, no Japão, traz à tona outros sentimentos que foram despertados quando começamos nossa carreira profissional juntos como RCR. Quando, pela primeira vez, experimentamos este país e sua cultura, com sua requintada perfeição e amor pela natureza, algo que nos acompanha desde então.

Sabemos que a melhor decisão de nossas vidas foi compartilhar a arquitetura juntos. A segunda melhor decisão foi fazer isso em nossa cidade natal, Olot. Poder fazer isso juntos por tantos anos juntos é uma conquista.

Reconhecemos que amamos sonhar e amamos construir.

Da esquerda para a direitat: Ryue Nishizawa, Tadao Ando, Kazuyo Sejima, Rafael Aranda, Glenn Murcutt, Carme Pigem, Ramon Vilalta, Toyo Ito e Shigeru Ban. Image © The Hyatt Foundation / Pritzker Architecture Prize

Para nós, a arquitetura é a arte de materializar sonhos ao longo de uma longa jornada. E nessa jornada, estamos buscando uma arquitetura que contenha todo o universo - assim como o universo está compreendido na mais delicada folha de papel adornada com as palavras de um poeta, o que nos ajuda a entendê-la.

Por favor, permita-me recitar algumas palavras do poeta budista Thích Nhất Hạnh:

Se você é um poeta, verá claramente que há uma nuvem flutuando nessa folha de papel. Sem uma nuvem, não haverá chuva; sem chuva, as árvores não podem crescer; e sem árvores, não podemos fazer papel. A nuvem é essencial para que o papel exista.

Se olharmos para esta folha de papel ainda mais profundamente, podemos ver o sol nela. Se a luz do sol não está lá, a floresta não pode crescer ... E se continuarmos a olhar, podemos ver o madeireiro que cortou a árvore e a trouxe para o moinho para ser transformada em papel. E vemos o trigo. Sabemos que o madeireiro não pode existir sem o seu pão diário, e por isso, o trigo que se tornou o seu pão está também nesta folha de papel. E o pai e a mãe do madeireiro estão nela também. Quando olhamos dessa maneira, vemos que sem todas essas coisas, esta folha de papel não pode existir.

Suponha que tentemos retornar um dos elementos à sua origem. Suponha que devolvamos o sol ao sol ... Ou se devolvermos o madeireiro à sua mãe, também não temos folha de papel. O fato é que esta folha de papel é composta apenas de "elementos não-papel" ... Sem "elementos não-papel", como mente, madeireiro, sol e assim por diante, não haverá papel. Tão fina como esta folha de papel é, contém em si todo o universo."

Devemos admitir que pode não ser fácil, mas nosso compromisso é despertar emoções nas pessoas que vivem nos espaços que criamos. Tornar-se consciente de sua experiência, compreender a verdadeira natureza das coisas e transcender o estabelecido, chegar a resultados novos e inesperados.

Arquitetura é como música, mas menos efêmera. É como poesia, mas mais prosaica. Tudo isso é porque queremos sentir e fazer os outros sentirem. É a parte de nossas vidas e oferecemos aos outros.

E queremos continuar a sonhar, a acordar de novo e de novo, e viver esta e outras realidades mágicas. Com esse prêmio, estamos no caminho dessa maravilhosa jornada.

Moltíssimes gràcies, gracias, obrigado, domo arigatou gozaimasu!

© The Hyatt Foundation / The Pritzker Architecture Prize

Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta vencem o Prêmio Pritzker 2017

Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta foram nomeados os vencedores do Prêmio Pritzker 2017 . Seus projetos destacam a materialidade e as técnicas construtivas - fazendo intenso uso da cor, transparências e luz - e abrangem uma ampla gama de programas, de museus e teatros a escolas e residências.

Ramon Vilalta, do RCR Arquitectes, fala sobre receber o Pritzker e as ambições após a premiação

Há dois dias atrás, o ArchDaily teve a honra de entrevistar Ramon Vilalta, um dos três arquitetos agraciado com o Prêmio Pritzker de 2017. Vilalta nos ofereceu uma perspectiva única sobre a história por trás de sua colaboração com Rafael Aranda e Carme Pigem, e como sua conexão com a sua pequena cidade natal Olot, na Espanha, influenciou uma carreira que tem produzido projetos excepcionais em seu escritório RCR Arquitectes.

Quem são os RCR Arquitectes? 9 coisas que você deve saber sobre os vencedores do Prêmio Pritzker 2017

Hoje, o Pritzker, o prêmio mais importante da arquitetura, anunciou Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta, os três fundadores do escritório catalão RCR Arquitectes, como vencedores da edição de 2017.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rafael Aranda, Carme Pigem, and Ramon Vilalta. "Discurso do RCR Arquitectes no Prêmio Pritzker 2017" 24 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871969/discurso-do-rcr-arquitectes-no-premio-pritzker-2017> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.