Recontextualizar objetos cotidianos: o sucesso do projeto Superkilen do BIG e TOPOTEK 1

Fundado em 1996 por Martin Rein-Cano, de Buenos Aires, o TOPOTEK 1 desenvolveu rapidamente uma reputação como uma empresa multidisciplinar de arquitetura paisagística, focando na re-contextualização de objetos e espaços e em abordagens interdisciplinares de design, enquadradas no contexto contemporâneo do discurso cultural e social.

O premiado escritório com sede em Berlim completou uma série de espaços públicos, desde complexos desportivos e jardins até praças públicas e instalações internacionais. Projetos significativos incluem o telhado verde Railway Cover em Munique, o híbrido Heerenschürli Sports Complex em Zurique e da Embaixada da Alemanha em Varsóvia. A empresa também concluiu recentemente o Centro de Pesquisa e Recreação Schöningen Spears, perto de Hanover, trabalhando com tipologias contrastantes do prado aberto e da densa floresta em um terreno histórico.

© Iwaan Baan
© Iwaan Baan

No entanto, o projeto Superkilen continua sendo o mais aclamado de TOPOTEK 1 até agora. Colaboração com o BIG e o Superflex, o projeto envolveu a concepção de mais de 500 metros de espaço urbano dentro de um dos bairros mais culturalmente diversificados de Copenhague. Respondendo à reputação da área como sendo violenta, o parque urbano está dividido em três setores repletos de artefatos e objetos culturais de todo o mundo, celebrando assim as identidades étnicas do bairro através da re-contextualização de objetos familiares.

Traduzir e transladar objetos culturais eram os pontos focais do sucesso de Superkilen como um espaço público unificador, como explica Martin Rein-Cano, sócio-fundador do TOPOTEK 1, em uma entrevista com ArchDaily:

Se as pessoas se movem de um lugar para outro e mudam, o que acontece com os objetos? O que acontece com a vida real que eles deixaram para trás? Quando você imigra, você pega suas malas e pode levar poucos objetos com você, mas você não tem mais os objetos do dia a dia, você não tem esse tipo de normalidade que o rodeia quando você fica em um mesmo lugar.

© Iwaan Baan
© Torben Eskerod

Confira toda a entrevista com Martin Rein-Cano no vídeo acima, e para saber mais sobre o projeto Superkilen, clique aqui.

Superkilen / BIG

Como criar um espaço sólido e aberto que possa satisfazer os desejos e necessidades de 57 culturas e milhares de pessoas? Este projeto não é uma obra de arte terminada, mas uma criação livre que receberá conteúdo e forma através do diálogo com os seus usuários.

Sobre este autor
Cita: Bari, Osman. "Recontextualizar objetos cotidianos: o sucesso do projeto Superkilen do BIG e TOPOTEK 1 " 25 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871872/recontextualizar-objetos-cotidianos-o-sucesso-do-projeto-superkilen-do-big-e-topotek-1> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.