Um passeio virtual pela Case Study House #20 de Richard Neutra

A casa Bailey - um dos quatro projetos de Richard Neutra para as Case Study Houses - é uma das cinco casas Bluff, construídas bem acima do oceano. O programa era para uma casa de baixo orçamento para uma família jovem, com apenas dois quartos, mas oferecendo a possibilidade de expansão com o passar do tempo (que de fato aconteceu, outras alas projetadas por Neutra foram construídas posteriormente).

Neutra empregou a mesma filosofia interno-externo vista em suas casas Alpha Omega (não construídas), usando grandes portas de vidro deslizantes para potencializar a luz e criar um sentido visual do espaço.

As restrições de espaço nos quartos foram compensadas de duas maneiras: primeiro, através do acesso à área externa, onde divisões vegetais entre as áreas de jardim em frente a cada quarto ofereciam privacidade, reforçando a sensação de que essas áreas eram realmente parte da casa. Em segundo lugar, através da luz - tanto luz natural, provenientes das fachadas de vidro e das janelas em cima das camas, como luz artificial, cuidadosamente planejada. 

Dentro da casa, as restrições de espaço e orçamento conduziram as decisões de projeto. Materiais naturais (como telhas de ardósia e painéis de madeira) garantiram baixos custos de manutenção, criando uma estética terrosa que potencializou o belo entorno natural. A variedade de madeiras utilizadas - mogno na sala de jantar, bétula nos quartos - proporcionou um amplo espectro de atmosferas, mesmo em uma pequena casa. 

Cortesia de Archilogic

Neutra também foi motivado a testar uma nova solução logística para economizar custos, um "núcleo utilitário pré-fabricado" que abriga as instalações hidráulicas e de aquecimento, ladeado da cozinha e banheiro. A cozinha se abre em um "pátio de serviço", oferecendo um espaço extra, parcialmente fechado, de privacidade e contato com o ar livre.

Cortesia de Archilogic

Movendo-se pela casa Bailey com o modelo 3D produzido pela Archilogic, podemos experimentar uma joia da arquitetura do século XX. Neutra descreveu o desafio desta casa, que consistiu em propor e construir espaços de qualidade e bem acabados mesmo em uma residência reduzida, como "um dos grandes problemas do nosso dia."

Clique aqui para ver outros modelos das Case Study Houses produzidos pela Archilogic, aqui.

Cortesia de Archilogic
Sobre este autor
Cita: Weldon, Robynn. "Um passeio virtual pela Case Study House #20 de Richard Neutra" [A Virtual Look Into Richard Neutra's Case Study House #20, the Bailey House] 24 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871866/um-passeio-virtual-pela-case-study-house-number-20-de-richard-neutra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.