Pergolado de madeira como uma continuação entre a cobertura e os pontos de apoio

Projetado por Josep Ferrando e Diego Baloian, o projeto nasce de um encargo privado para construir uma cobertura de madeira em um terreno no povoado de Curacaví, a 45 minutos a oeste de Santiago no Chile, em um vale no meio do caminho entre a capital e o porto de Valparaíso.

O novo galpão replaneja estruturas tradicionais construídas entre os campos chilenos da zona central, substituindo uma antiga, que estava presente no local mediante uma construção que consolidasse esse espaço como ponto de encontro familiar no centro do terreno de 2 hectares.

Pergolado de madeira como uma continuação entre a cobertura e os pontos de apoio - Mais Imagens+ 29

Fachada

Descrição pelos arquitetos. A proposta consiste  em um sistema estrutural que interpreta o barracão como uma cabana, um lugar de abrigo da família. Evitou-se a formalização do pergolado como a soma dos pilares verticais que suportam um plano horizontal e buscou-se a continuidade entre o plano da cobertura e os pontos de apoio.

© Tomás Weisser
© Tomás Weisser
© Tomás Weisser
© Christian Nawrath

A necessidade de construção com mão de obra da própria família ou da comunidade local implica a facilidade de execução do projeto. Todo projeto foi realizado com madeiras de mesma seção: pinnus de 2"x8" da Arauco; dispostas com uma grande tela que sustenta a compressão mediante a pressão de um tubo de aço de 9 cm de diâmetro que os atravessa enquanto formaliza a articulação entre as partes. O comprimento da peça é de 4,5 m para os suportes, e 1/3 mais 2/3 de 4,5 m para a cobertura.

Essa geometria confere um aspecto dinâmico ao projeto, que parece sempre estar em movimento.

Planta de Fundações
Planta de Cobertura
Fachada Lateral
Axonométrica
Axonométrica
Esquema de Montagem
Corte

Arquitetos: Josep Ferrando + Diego Baloian
Localização: Curacaví, Chile
Data: Junho - Julho 2016
Cliente: Baloian
Engenharia Estrutural: Josep Nel.lo
Colaboradores: Judit Coma + Ezequiel Pérez + Adina Verenciuc
Fotografias: Josep Ferrando, Diego Baloian, Christian Nawrath, Tomás Weisser

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Pergolado de madeira como uma continuação entre a cobertura e os pontos de apoio" [Curacaví, Chile: Quincho de madera como un continuo entre la cubierta y los puntos de apoyo] 23 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871780/pergolado-de-madeira-como-uma-continuacao-entre-a-cobertura-e-os-pontos-de-apoio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.