Restaurante ENIGMA oferece uma nova experiência gastronômica com uma forte personalidade futurista

ENIGMA é o projeto mais ambicioso de Neolith até a data de sua realização e foi feito em colaboração com RCR Arquitectes e P.Llimona.

A história do ENIGMA começou com a visão do célebre catalão Albert Adrià, que quis criar um projeto de restaurante "congelado e enigmático" que refletisse sua gastronomia e sua carreira. Sua intenção tomou forma quando os vencedores do prêmio Pritzker de 2017, RCR Arquitectes junto a P.Llimona, desenharam sua ideia de projeto em aquarelas e decidiram dar vida ao conceito com a ajuda da Pedra Sintetizada de Neolith. Através de uma colaboração incrivelmente criativa e aproximada, assim como da experiência e do know-how técnico de Neolith, criou-se o encantador interior de ENIGMA.

Restaurante ENIGMA oferece uma nova experiência gastronômica com uma forte personalidade futurista - Mais Imagens+ 16

Cortesía de RCR Arquitectes/Pau Llimona

Depois de ter trabalhado na proposta de projeto durante três anos, Adrià queria garantir o resultado perfeito para seu apaixonante conceito. Conhecido por sua cozinha experimental e seus menus surpreendentes, o chefe queria criar um entorno envolvente para cativar seus convidados. O estilo de cozinha e o menu do chef estão fortemente influenciados pelo entorno, portanto, segundo explica Adrià, o interior deveria refletir:

O tipo de cozinha que fazemos está determinada pelo espaço. Se estivéssemos, por exemplo, rodeados de natureza, cozinharíamos pratos completamente diferentes

Cortesía de RCR Arquitectes/Pau Llimona

Do papel à tábua

O momento crucial em relação ao desenho chegou quando RCR Arquitectes+P.Llimona desenharam uma aquarela em 3 papéis diferentes de formato A2 cada um. Tal desenho deveria ser replicado no piso.

Cortesía de RCR Arquitectes/Pau Llimona

Para Neolith, este foi um projeto com uma complexidade técnica sem precedentes que marcou um antes e um depois na história da empresa. Carlos Garcia, designer de produto da Neolith, explica:

Tivemos que ampliar o desenho, sempre cuidando para que não perdesse a qualidade de definição oferecida pelo desenho original. Cada pixel equivalia a dois metros de piso final

Cortesía de RCR Arquitectes/Pau Llimona

Através de I+D, Neolith desenvolveu a tecnologia para criar o desenho das tábuas produzindo uma réplica perfeita do desenho. Uma vez alcançado o traçado, era necessário coincidir as cores exatas ao original, que apresentava tonalidades esverdeadas e azuladas, tons pouco usuais na produção das Pedras Sintetizadas.

Cortesía de RCR Arquitectes/Pau Llimona

A intensidade das cores deveria combinar com o restante dos materiais e decorações do restaurante para criar um ambiente unificado que submergisse completamente os comensais no espaço. Utilizando a tecnologia de Decoração de Impressão NDD (Neolith Digital Design), cumpriu-se plenamente com o desenho inicial planejado pelos arquitetos.

Além da cor, os arquitetos queriam que todas as tábuas tivesses uma textura irregular, motivo pelo qual optou-se pelo acabamento Riverwashed que possui uma textura rugosa ao tato e alto relevo com profundidade, mas que ao mesmo tempo confere um brilho sutil à placa.

Cortesía de RCR Arquitectes/Pau Llimona

"Neolith é um material contemporâneo com muitas propriedades. Fomos surpreendidos por suas possibilidades que, agora, estamos utilizando para outros projetos", explicou RCR Arquitectes+P.Llimona.

Cortesía de RCR Arquitectes/Pau Llimona

Aplicação

O piso do restaurante representou o maior desafio do projeto, graças a seu desenho desigual, já que cada uma das placas do piso do restaurante são diferentes e foram encaixadas entre si como um quebra-cabeças para conformar o desenho de aquarela original em toda a extensão do piso do restaurante.

Cortesía de RCR Arquitectes/Pau Llimona

Para ele, anteriormente Neolith aplicou o piso inteiro em suas próprias instalações, tirou algumas fotos aéreas por meio de um drone para ter uma perspectiva completa do desenho visto de cima e garantir que não havia nenhum erro, nem diferenças nas tonalidades da cada peça.

Cortesía de RCR Arquitectes/Pau Llimona

RCR Arquitectes+P.Llimona projetaram um espaço orgânico cheio de curvas e corredores estreitos, o que requeria que as tábuas fossem cortadas em seis peças menores, sendo que as de menor medida tinham apenas 3 centímetros de largura. A precisão absoluta foi a chave para garantir a continuidade do desenho da aquarela.

Cortesía de RCR Arquitectes/Pau Llimona

Tomando como inspiração um mapa do desenho, estabeleceu-se um sistema de coordenadas, etiquetando de forma única cada uma das peças para conhecer sua posição exata no projeto. Assim, os instaladores foram capazes de, no próprio restaurante, encaixar cada uma das peças do interior como um quebra-cabeças.

Cortesía de RCR Arquitectes/Pau Llimona

Resultado final… ENIGMA

Albert Adrià, RCR Arquitectes e Neolith foram reconhecidos em diversas e numerosas ocasiões, com importantes prêmios dentro de suas respectivas indústrias. Juntos criaram um projeto que é verdadeiramente espetacular em termos de desenho, qualidade material, gastronomia e, surpreendentemente, também na moda. Completando o conjunto está a equipe de ENIGMA, cujos uniformes também foram desenhados por RCR Arquitectes+P.Llimona.

Cortesía de RCR Arquitectes/Pau Llimona

ENIGMA é um projeto cheio de surpresas, descreve RCR Arquitectes+P.Llimona:

Gostamos da ideia de que seja, de fato, um Enigma, que seja difícil de explicar. Trata-se de um espaço envolvente que se funde, que desaparece, quase um labirinto. Entre a materialidade e a conformação, cria-se toda uma série de movimentos orgânicos no percurso aos quais não estão acostumados. Sombras, transparências, uma presença aquosa, nebulosa

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Restaurante ENIGMA oferece uma nova experiência gastronômica com uma forte personalidade futurista" [Restaurant ENIGMA ofrece una nueva experiencia gastronómica con una fuerte personalidad futurista] 22 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871776/restaurante-enigma-oferece-uma-nova-experiencia-gastronomica-com-uma-forte-personalidade-futurista> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.