Abrahão Sanovicz: desenhos e gravuras

As Edições Sesc São Paulo lançam Abrahão Sanovicz: desenhos e gravuras, obra que reúne trabalhos artísticos do arquiteto AbrahãoSanovicz (1933-1999). Discípulo de João Batista Vilanova Artigas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, Sanovicz projetou teatros, centros de lazer, conjuntos habitacionais, escolas, casas e edifícios. Entre suas obras mais conhecidas estão o Teatro Municipal de Santos e o prédio do Sesc Araraquara. Ativista das causas urbanísticas, ao longo de 40 anos de carreira Abrahão Sanovicz teve extensa produção como arquiteto, designer e professor.

Este livro revela, pela primeira vez, a faceta de desenhista e gravurista de Sanovicz, que costumava chamar seus desenhos de “nenhum tempo perdido”, ao dizer a alunos e amigos que todo mundo deveria fazer pelo menos um desenho por dia. O desenho, uma das principais ferramentas de um arquiteto, foi utilizado com liberdade e maestria por Sanovicz. 

“Era uma delícia fazer reunião com o Abrahão. Enquanto ele conversava, desenhava. Era bárbaro isso, ele produzia muito. Depois ficava todo mundo disputando o desenho... Às vezes ele desenhava a mesa, às vezes desenhava as pessoas ali presentes, de uma forma meio caricata, e às vezes ele ficava desenhando outra coisa completamente diferente”. - Helena Ayoub Silva

Organizada pela neta do artista, Fernanda Sanovicz, a obra distribui os desenhos e gravuras inéditos de acordo com seus temas mais recorrentes nesta produção: desenhos autorreflexivosfeitos em reuniãojudaicosdiálogos visuais com outros artistasnusobjetospaisagenspessoasdesenhos em pastel e gravuras. Fernanda também assina o texto de introdução do livro, em que explica a trajetória e influência do “vovô China”, com quem passava madrugadas inteiras conversando. 

“O equilíbrio geométrico de sua arquitetura modernista, a funcionalidade, o minimalismo, a consciência do papel social de sua arte, a observação fina do entorno, o domínio do traço em qualquer linguagem visual em que se expressasse, todas essas características podem ser entrevistas na liberdade de seu traço ao desenhar em uma cor – muitas vezes o azul improvisado da esferográfica – ou executar gravuras e pastéis coloridos”.- Danilo Santos de Miranda

 O livro conta ainda com um ensaio biográfico escrito pela professora da FAU-USP Helena Ayoub, que acompanha a trajetória profissional de Sanovicz desde o estágio no escritório de arquitetura em Santos à realização de grandes projetos e à livre-docência na FAU-USP; e com um artigo do jornalista José Wolf, que analisa o traço “enxuto e plural”, “racional e democrático” do artista.

Ficha Técnica

  • ISBN

    9788594930194
  • Título

    Abrahão Sanovicz: desenhos e gravuras
  • Autor

    Fernanda Sanovicz
  • Ano da Publicação

    2017
  • Encadernação

    Capa Mole
  • Idioma

    Português

Serviço

Lançamento do livro Abrahão Sanovicz: desenhos e gravuras
Fernanda Sanovicz
Bate-papo no auditório com Fernanda Sanovicz, organizadora, e Helena Ayoub, autora de texto da publicação. Atividade gratuita.
Data: 26 de maio de 2017, sexta-feira, às 19h
Local: Livraria Martins Fontes Paulista
Endereço: Av. Paulista, 509 - Bela Vista

Abrahão Sanovicz: desenhos e gravuras

Cita: "Abrahão Sanovicz: desenhos e gravuras" 20 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871748/abrahao-sanovicz-desenhos-e-gravuras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.