La Escuelita: Veja o documentário completo sobre um ensino alternativo de arquitetura na Argentina de 1976 - 1981

La Escuelita: O documentário é um registro do projeto de ensino alternativo de arquitetura que aconteceu em Buenos Aires entre 1976 e 1981, em meio a um contexto social e político particular da Argentina. A ditadura que iniciou com o golpe de Estado no dia 24 de março de 1976.

O documentário apresentado por Libido Cine (Jorge Gaggero) e Moderna Buenos Aires - Conselho Profissional de Arquitetura e Urbanismo (CPAU), evidencia uma experiência exitosa que influenciou várias gerações de arquitetos a partir da ação de alguns dos seus protagonistas: professores e alunos da La Escuelita.

Imagen © La Escuelita: El documental. Image Cortesía de Moderna Buenos Aires

La Escuelita foi composta por um grupo de professores que haviam sido expulsos da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Buenos Aires após o golpe de Estado de 1976. A fundação deste grupo de ensino alternativo de arquitetura se deu por parte dos arquitetos Tony Diaz, Justo Solsona e Rafael Viñoly em conjunto com Ernesto Katzenstein. O objetivo era criar um espaço de discussão para os arquitetos de Buenos Aires e retomar a reflexão sobre os problemas da disciplina.

Tem gente que pergunta, por que eles foram embora? e eu digo, bom, fomos também porque nos despediram. É uma realidade.

Imagen © La Escuelita: El documental. Image Cortesía de Moderna Buenos Aires

A partir do vínculo de alguns dos seus membros no panorama internacional - como a amizade entre o arquiteto italiano Aldo Rossi e Tony Díaz - o grupo da Escuelita conseguiu manter contato com personagens como Manfredo Tafuri ou Rafael Moneo. Estas notáveis relações construíram uma atmosfera de reflexão a partir do projeto, da crítica e da história em relação com o contexto arquitetônico internacional.

Imagen © La Escuelita: El documental. Image Cortesía de Moderna Buenos Aires

Nos faziam levar papel e lápis para desenhar, então eu disse: isto parece uma escolinha.

Imagen © La Escuelita: El documental. Image Cortesía de Moderna Buenos Aires

A produção dos primeiros cinco anos por parte do grupo foi publicada no livro titulado La Escuelita; 5 años de enseñanza alternativa de arquitectura en la Argentina:1976/1981". Atualmente, a Escuelita foi o começo de uma renovação profunda do olhar sobre a história da arquitetura na Argentina e uma importante conformação que influenciou várias gerações futuras de arquitetos.

Foi uma comunicação, uma troca que para mim é sempre o básico, como a alimentação, para manter o pensamento.

Imagen © La Escuelita: El documental. Image Cortesía de Moderna Buenos Aires

Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "La Escuelita: Veja o documentário completo sobre um ensino alternativo de arquitetura na Argentina de 1976 - 1981" [La Escuelita: mira aquí el documental completo de una enseñanza alternativa de arquitectura en la Argentina de 1976 - 1981] 26 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871714/la-escuelita-veja-o-documentario-completo-sobre-um-ensino-alternativo-de-arquitetura-na-argentina-de-1976-1981> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.