Estreia do filme "Tudo é Projeto" de Joana Mendes da Rocha na Casa das Artes

O documentário “Tudo é Projeto” de Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano atravessa o oceano Atlântico para uma estreia exclusiva na Casa das Artes, que conta com a presença do arquiteto brasileiro e da filha, co-realizadora do filme. A sessão é de entrada livre com inscrição prévia.

Organizada pela CASA DA ARQUITECTURA com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a sessão abre com a projeção de “Tudo é Projeto”, sobre a vida e obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, autor do projeto do Museu dos Coches em Lisboa e Prémio Pritzker 2006.

À exibição do filme segue-se uma conversa entre Joana Mendes da Rocha e Ana Resende, co-realizadora do filme “A Construção da Villa Além” (2017). O serão termina com uma conversa entre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e o jornalista Carlos Magno.

“Tudo é Projeto” é um documentário sobre a vida e obra de Paulo Mendes da Rocha contada na primeira pessoa com base em entrevistas com a sua filha. Com quase 90 anos de idade, Paulo Mendes da Rocha é hoje um dos mais importantes arquitetos no mundo, “um pensador cujas opiniões polémicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Num constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido”, refere a sinopse do filme.

“Tudo é Projeto” é produzido pela Olé Produções com o apoio da CASA DA ARQUITECTURA cujo acervo virá a integrar. Em 2015, Paulo Mendes da Rocha doou o projeto original do Museu dos Coches à CASA DA ARQUITECTURA, sendo um dos primeiros arquitetos a oferecer materiais originais para integrar a Coleção Arquitetura Brasileira – um vasto acervo de projetos, desenhos, maquetes e livros que conta a história da arquitetura moderna e contemporânea brasileira de 1930 até à atualidade.

“A exibição de ‘Tudo é Projeto’ representa uma oportunidade única de conhecer o outro lado de um arquiteto e pensador extraordinário que tem em Portugal, no Museu dos Coches, a sua única obra construída fora do Brasil”, lembra Nuno Sampaio, diretor-executivo da CASA DA ARQUITECTURA.

PROGRAMA “TUDO É PROJETO”
20h00 Exibição do filme
Conversa Joana Mendes da Rocha e Ana Resende
21h30 Cocktail
22h30 Conversa Paulo Mendes da Rocha e Carlos Magno

AS REALIZADORAS

Com formação em cinema pela ECA USP, Joana Mendes da Rocha trabalha desde 1991 na área do audiovisual. Produtora de set da longa “A Causa Secreta de Sérgio Bianchi” foi coordenadora de produção na MTV Brasil de 1994 a 2000 e diretora de produção do programa “GNT Fashion” do canal GN. Foi assistente de direção do programa “Tabu” do National Geographic Channel e “Até que a Morte Nos Separe” do canal A&E. Em 2015, dirigiu o programa “Cozinha Prática” do canal GNT. Atualmente é diretora freelancer em “Tudo é Projeto”, a sua primeira longa-metragem como diretora.

Patricia Rubano é diretora de séries documentais e programas de TV. Dirigiu a série “Tabu” do National Geographic Channel além da série documental Cultura Pop Brasileira do canal Warner. No GNT dirigiu vários programas entre eles “Vamos Combinar Seu Estilo”, “Confissões do Apocalipse”, “Happy Hour” e “GNT Fashion”. Atualmente é diretora do programa “Saia Justa” também do canal GNT. “Tudo é Projeto” é a sua primeira longa-metragem como diretora.

FICHA TÉCNICA

Direção: Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano
Roteiro: Joana Mendes da Rocha, Patricia Rubano e Selma Perez
Produção Executiva: Gal Buitoni e Luiz Ferraz
Montagem: Selma Perez
Direção de Fotografia: Pablo Hoffmann
Fotografia Adicional: Lito Mendes da Rocha, Marí¬lia Scharlach, Rodrigo Menck e Tomaz Viola
Trilha Sonora: Gustavo Garbato e Guilherme Garbato
Som direto: André Bellentani, Cassio Fabiano e Julio Abreu
Edição de som e mixagem: Garbato Bros
Design Gráfico: Nadezhda Mendes da Rocha
Finalização e pós-produção: Quanta Post
Produção: Olé Produções
Co-Produção: Opa!

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Estreia do filme "Tudo é Projeto" de Joana Mendes da Rocha na Casa das Artes" 18 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871663/estreia-do-filme-tudo-e-projeto-de-joana-mendes-da-rocha-na-casa-das-artes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.