Salão de Exposições de Planejamento Nanning / Z-STUDIO + ZHUBO DESIGN

Salão de Exposições de Planejamento Nanning / Z-STUDIO + ZHUBO DESIGN  - Mais Imagens+ 39

  • Arquitetos: Z-STUDIO; Z-STUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  21238
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Cliente: Nanning Weining Assets Management Co., Ltd
  • Orçamento: Aprox. CNY 267,000,000
  • Líder Do Projeto: Feng Guo Chuan
  • Equipe Do Projeto: Zhang Chun Liang, Yi Yu Jun, Jia Yao Dong、Liang Qi Bo、Liu Hui、Liu Hai Long、Gao Jing Jing、Yang An、Liu Li Li, Zhao Bao Sen, Zhang Mei Song
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Exterior. Imagem © Cortesia de ZHUBO DESIGN

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os salões de exposições de planejamento urbano na China devem ser edifícios públicos para seus cidadãos, mas na realidade, estes edifícios são em sua maioria utilizados pelo governo para atrair investidores. É comum que os edifícios públicos chineses apenas evidenciem o poder da autoridade, ao invés de servir o público. O projeto está localizado a borda de um parque em uma colina. No senso comum, o edifício tem que dar lugar para garantir o espaço necessário para a grande praça, o que significaria que uma grande escavação deveria ser realizada na colina e construir uma parede de 10 metros de altura. Deste modo o parque onde as pessoas poderiam fazer uma caminhada seria ocupado, criando uma praça desnecessária e um grande edifício repleto de espaços negativos.

Para preservar o parque, parte do salão de exposições está elevado sobre pilares como um espaço público. O espaço sombreado permite não só realização de exposições no exterior do edifício mas também que as pessoas circulem por toda sua extensão. Os cidadãos então se aproximam do salão e de suas exposições. A cobertura transformada em uma colina artificial com subidas e decidas integra o Salão com a colina do parque, fazendo desta uma característica prominente do projeto, ampliando o parque sobre o edifício e seu percurso caminhável entre um jardim maior e mais interessante. 

Análise do Conceito
Foto aérea. Imagem © Cortesia de ZHUBO DESIGN
Análise do Conceito

Uma superfície de forma livre foi introduzida no desenho para borrar as linhas limites do edifício, ao invés de uma fachada puramente simbólica. Ao caminhar por sua cobertura, é possível visualizar o edifício de perspectivas variadas, incentivando as pessoas a passearem pela passarela e desfrutar das vistas.

Análise Fachada
Exterior. Imagem © Cortesia de ZHUBO DESIGN
Diagrama das Fachadas

Toda a cobertura é feita com estruturas que tem formato similar à trompetes. São adequados para a topografia e representam estruturas perfeitas para o salão, criando grandes vãos que chegam a 33 metros no interior e balanços de 15 m se projetando para fora do salão. Além disto, estas estruturas de apoio servem para trazer iluminação natural para os interiores, recolher água da chuva e também abrigam circulações internas e salas de equipamentos.

© Cortesia de ZHUBO DESIGN
Análise Funcional
Interior. Imagem © Cortesia de ZHUBO DESIGN

Uma sala de exposições de planejamento urbano sempre se parece como sua cidade, portanto deveria mostrar a imagem da cidade através de uma sala que baseia nas necessidades dos habitantes locais, respeitando a natureza e os valores orientados ao ser humano. Devemos integrar espaços e meio ambiente para que os cidadãos possam ver a integração da arquitetura, da paisagem, da cidade futura e da vida cotidiana. Este projeto é uma representação de um uso otimizado dos espaços da cidade através do desenho da arquitetura em um resultado onde o governo e os cidadãos saem ganhando. 

Interior. Imagem © Cortesia de ZHUBO DESIGN

A sala de exposições está em pleno funcionamento, enquanto seu jardim na cobertura ainda está em processo de abertura para o público, o que demonstra que as autoridades locais não aceitaram tão facilmente o espirito de abertura e caráter público. Ainda sim, o Salão de Exposições já declarou sua atitude aberta disposta a abraçar o futuro. 

Jardim de Cobertura. Imagem © Cortesia de ZHUBO DESIGN
Master plan
Jardim de Cobertura. Imagem © Cortesia de ZHUBO DESIGN

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Qing Xiu District, Nanning City, Guangxi, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Salão de Exposições de Planejamento Nanning / Z-STUDIO + ZHUBO DESIGN " [Nanning Planning Exhibition Hall / Z-STUDIO + ZHUBO DESIGN ] 22 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871651/salao-de-exposicoes-de-planejamento-nanning-z-studio-plus-zhubo-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.