Museu dos Coches reabre com nova museografia de Paulo Mendes da Rocha

Ontem, no Dia Internacional dos Museus, a diretora do Museu dos Coches, Silvana Bessone, na companhia dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Nuno Sampaio, apresentou o novo projeto museográfico do museu, que garante a proteção das antigas carroças e, além disso, apresenta informações em quatro idiomas sobre as mesmas.

Fechado temporariamente no dia 26 de abril para a montagem do novo projeto, o projeto de Paulo Mendes, Bak Gordon e MMBB será reaberto ao público hoje, às 18h30 (horário de Portugal) e amanhã, durante a celebração da Noite dos Museus. Neste domingo a entrada será gratuita para o público.

Paulo Mendes da Rocha, premiado ontem com a Medalha de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura de Portugal, comentou que o projeto museográfico foi desafiador, pois o objetivo era criar uma imagem dinâmica para os veículos que estão imóveis no museu.

"O objetivo era criar um ambiente mágico que dê essa ideia de dinamismo, de movimento. Usamos muitas projeções de filme", disse o arquiteto brasileiro sobre o projeto.

Isolando as viaturas para protegê-las do possível contato com os visitantes, foi criada uma estrutura com um perímetro que, simultaneamente, funciona como base de informação textual e é interativa, com dados sobre os veículos, o contexto histórico e o ambiente da época, explicou Nuno Sampaio.

Saiba mais sobre o novo projeto museográfico para o Museu dos Coches nesta matéria publicada pelo DN.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Museu dos Coches reabre com nova museografia de Paulo Mendes da Rocha" 19 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871648/museu-dos-coches-reabre-com-nova-museografia-de-paulo-mendes-da-rocha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.