23 Exemplos de museus impressionantes no mundo

Projetar um museu é sempre um desafio arquitetônico emocionante. Os museus muitas vezes vêm com suas próprias necessidades e limitações - desde museus de arte que precisam de espaços especializados para preservar as obras, até enormes coleções que requerem um extenso espaço de arquivos. Em homenagem ao Dia Internacional dos Museus, selecionamos 23 museus emblemáticos que fazem parte de nossa base de dados, com cada editor do ArchDaily explicando o que torna esses edifícios tão impressionantes.

Site Museum of Paracas Culture / Barclay & Crousse

Site Museum of Paracas Culture / Barclay & Crousse. Cortesia de Barclay & Crousse

Por que é impressionante: Eu acho que ele se encaixa bem em uma paisagem incrível, atualizando operações vernáculas e mesclando-as com decisões de projeto contemporâneas e inteligentes. Além disso, o projeto incorpora um "dispositivo passivo" que melhora a eficiência e o conforto do edifício através de um único elemento, evitando o uso de um grande número de sistemas complexos.
- José Tomás Franco, Editor de Materiais

Saiba mais aqui.

Museu de Arte Popular da Academia de Artes da China / Kengo Kuma & Associates

China Academy of Arts’ Folk Art Museum / Kengo Kuma & Associates. Imagem © Eiichi Kano

Por que é impressionante: Este museu combina técnicas tradicionais com materiais reciclados para criar uma estrutura sutil, mas poderosa. O trabalho de Kengo Kuma se destaca por seu cuidadoso tratamento da paisagem, trabalhando com materialidade e estrutura como os principais pilares de projeto. O projeto celebra uma dualidade na cultura chinesa de hoje: técnicas modernas de construção versus tradição e artesanato.
- Fernanda Castro, Editora de Projetos.

Saiba mais aqui.

Kunstmuseum Basel / Christ & Gantenbein

Kunstmuseum Basel / Christ & Gantenbein. Imagem © Derek Li Wan Po, Basel

Por que é impressionante: Um museu que se destaca graças ao emprego da alta tecnologia, o Kunstmuseum Basel é uma obra-prima monocromática - um exercício excepcional na combinação de materiais de tons semelhantes para criar profundidade, sombra e textura.
- Becky Quintal, Diretora de Conteúdo

Saiba mais aqui.

Museu Miho / I.M. Pei

Por que é impressionante: Para mim, o Museu Miho, de I.M. Pei é sua obra-prima. Através da sua inserção no local e do "passeio arquitetônico" ao longo dele, o museu gera uma série de experiências e momentos únicos, uma síntese do que a arquitetura deve ser.
- David Basulto, Fundador e Editor-Chefe

Saiba mais aqui.

Fan Zeng Art Gallery / Original Design Studio

Fan Zeng Art Gallery / Original Design Studio. Imagem © Yao li-Su Shengliang

Por que é impressionanteUm edifício que segue tradições chinesas através do tipo de espaços em vez do uso de materiais: Três pátios diferentes articulam os espaços principais criando uma seqüência de exposições entre o interior e o exterior.
- Diego Hernández, Editor de Projetos

Saiba mais aqui.

Sonorous Museum Copenhagen / CREO ARKITEKTER + ADEPT

Sonorous Museum Copenhagen / CREO ARKITEKTER + ADEPT. Imagem © Laura Stamer

Por que é impressionante: Os museus precisam se adaptar à nova geração de visitantes. Que melhor maneira de interpretar essas necessidades do que projetando salas de aula interativas que proporcionam uma experiência prática de instrumentos musicais clássicos e seus espectros de som, tudo dentro do conforto das cores e padrões cuidadosamente escolhidos das paredes acústicas?
- Amanda Pimenta, Editora de Mídias Sociais

Saiba mais aqui.

Museu da Mineração Allmannajuvet / Peter Zumthor

Allmannajuvet Zinc Mine Museum / Peter Zumthor. Imagem © Per Berntsen

Por que é impressionante: Um museu interessante é entendido na experiência do percurso e na interação entre o visitante e a exposição. No Museu da Mineração Allmannajuvet, estes dois componentes são evidentes: uma rota natural única e impressionante através de um terreno com alto valor histórico que não se reflete apenas em um objeto individual, mas em todo o contexto.
- Fabián Dejtiar, Editor, Plataforma Arquitectura

Saiba mais aqui.

El MA: Museo de la Memoria de Andalucía / Alberto Campo Baeza

The MA: Andalucia's Museum of Memory / Alberto Campo Baeza. Imagem © Javier Callejas

Por que é impressionante: Um museu que transmite toda a história da Andaluzia como uma tela monolítica em Granada - El MA cria uma tensão espacial com o resto da cidade, evidenciada tanto através do pátio central, de onde partem rampas circulares, como através do coroamento do edifício, que oferece uma visão surpreendente de Granada.
- Nicolás Valencia, Editor, Plataforma Arquitectura

Saiba mais aqui.

Corning Museum of Glass / Thomas Phifer and Partners

Corning Museum of Glass / Thomas Phifer and Partners. Cortesia de Corning Museum of Glass

Por que é impressionante: À medida que a luz natural penetra entre as vigas de concreto, as paredes e os pisos parecem se dissolver, criando o pano de fundo perfeito para a coleção de arte contemporânea vibrante e surpreendente do museu.
- Patrick Lynch, Editor de Notícias

Saiba mais aqui.

Clássicos da Arquitetura: MASP / Lina Bo Bardi

São Paulo Museum of Art (MASP) / Lina Bo Bardi. Image, © Pedro Kok

Por que é impressionante: O museu mais icônico do Brasil; uma obra-prima de Lina Bo Bardi em um local muito complexo, tanto em termos de densidade urbana como de fluxos e topografia. A estrutura é facilmente reconhecível entre outros edifícios na Avenida Paulista devido a seus dois enormes pórticos vermelhos que sustentam uma caixa de concreto e vidro contendo a galeria principal do museu acima de uma praça pública. A laje de concreto desta massa suspensa cria uma cobertura de 70 metros de comprimento livre de colunas para a vida pública no coração de São Paulo.
- Romullo Baratto, Editor, ArchDaily Brasil

Saiba mais aqui.

Museu Jumex / David Chipperfield Architects

Museo Jumex / David Chipperfield. Image, © Simon Menges

Por que é impressionanteEmbora não seja um museu particularmente grande, o Museo Jumex oferece três espaços de galeria únicos que permitem que o programa abranja uma ampla gama de tipos de exposições. O projeto do edifício é atemporal e sutil o suficiente para não competir com a arte contemporânea que abriga, mas com um carácter definido que lhe permite destacar-se entre os edifícios modernos da Plaza Carso.
- Karina Zatarain, Editora, ArchDaily México

Saiba mais aqui.

Hotel e Museu Xi'an Westin / Neri & Hu

Xi'an Westin Museum Hotel / Neri & Hu Design and Research Office. Imagem © Pegenaute

Por que é impressionanteNeste museu, o peso aparente dos volumes arquitetônicos é justaposto contra elementos leves para criar espaços sublimes e únicos para a expressão da arte. O inovador programa misto contrasta com as intenções materiais, que adotam o perfil da arquitetura chinesa vernacular.
- María Francisca González, Editora de Projetos.

Saiba mais aqui.

Museum of Modern Literature / David Chipperfield Architects

Museum of Modern Literature / David Chipperfield Architects. Imagem © Ute Zscharnt

Por que é impressionanteConcluído em 2006, o Museu de Literatura Moderna é um exemplo didático do trabalho de David Chipperfield que mostra por que ele é uma figura tão reverenciada. A resolução do minimalismo leve de Chipperfield e as claras inspirações clássicas complementam perfeitamente o adjacente Museu Nacional Schiller.
- Rory Stott, Editor

Saiba mais aqui.

Fundação Louis Vuitton / Gehry Partners

Fondation Louis Vuitton / Gehry Partners. Imagem © Iwan Baan

Por que é impressionanteAs estruturas de Gehry (com a ajuda de softwares de computador) fornecem o ajuste certo para espaços de exposição - uma grande combinação de material, forma e luz. Referindo-se à tradição dos edifícios de jardim de vidro do século XIX, Gehry selecionou o vidro como o material principal para o envelope, criando um diálogo perfeito com o Jardin.
- Diego Hernández, Editor de Projetos

Saiba mais aqui.

Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso / Álvaro Siza Vieira

Nadir Afonso Contemporary Art Museum / Álvaro Siza Vieira. Imagem © Fernando Guerra | FG+SG

Por que é impressionante: Eduardo Souto de Moura acha que é um dos melhores edifícios projetados por Siza. Comparado a outros museus comuns, este projeto tem duas distinções: é elevado para combater as inundações regulares que ocorrem devido à sua proximidade com o rio Tâmega, e tem uma forte ligação com a paisagem do entorno e a história local. Uma vez que você está dentro dos espaços internos, você pode ver os campos e as antigas paredes de pedra parcialmente destruídas que oferecem um lembrete da vocação anterior da área.
- Victor Delaqua, Editor, ArchDaily Brasil

Saiba mais aqui.

Museu Nacional da História e Cultura Afro-americana / Adjaye Associates

Smithsonian National Museum of African American History and Culture / Adjaye Associates. Imagem © Darren Bradley

Por que é impressionanteDada a sua localização no centro comercial de Washington DC, não é difícil argumentar que o NMAAHC está entre os mais importantes edifícios dos EUA do século XX, ao menos dentre os edifícios culturais. O projeto de Freelon Adjaye Bond / SmithGroup JJR surge neste desafio, trabalhando dentro das limitações definidas pelo contexto ao mesmo tempo que usa o conteúdo do edifício como inspiração para um projeto verdadeiramente único e revigorante.
- Rory Stott, Editor.

Saiba mais aqui.

Centro de Artes - Casa das Mudas / Paulo David

Arts Centre - Casa Das Mudas / Paulo David. Imagem © Fernando Guerra | FG+SG

Por que é impressionanteTanto o volume como os materiais parecem sugerir que o edifício integra e privilegia a natureza. Sua implantação cuidadosa no topo da colina sobre o mar dá ao edifício uma qualidade não imponente, tornando-se, em vez disso, parte da topografia. Os arquitetos parecem ter aprendido com Siza como abrir drasticamente as vistas, criando espetaculares enquadramentos da paisagem.
- Eduardo Souza, Editor, ArchDaily Brasil

Saiba mais aqui.

Museu dos Coches / Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos + Bak Gordon Arquitectos

Museu dos Coches / Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos + Bak Gordon Arquitectos. Imagem © Fernando Guerra | FG+SG

Por que é impressionante: Resultado interessante da colaboração entre Paulo Mendes da Rocha, Ricardo Bak Gordon e MMBB, a estrutura crua e austera cria um pano de fundo simples e limpo para o tema do museu: antigas carroças. Em termos de volume e massa, o museu é composto por um pavilhão principal e uma segunda estrutura que abriga a entrada, um restaurante e o auditório, ambos conectados por uma passarela elevada que cria um pórtico sobre a praça pública.
- Romullo Baratto, Editor, ArchDaily Brasil

Saiba mais aqui.

MAAT / AL_A

MAAT / AL_A. Imagem © Hufton + Crow

Por que é impressionante: O MAAT foi projetado pela arquiteta inglesa Amanda Levete com as linhas orgânicas e futuristas pelas quais ela é reconhecida. Localizado à beira do Rio Tejo, o projeto serpenteia organicamente ao longo do terreno, como uma criatura com escamas de cerâmica, aludindo à tradição portuguesa e, simultaneamente, rompendo com os paradigmas formais habituais da escola portuguesa. As tecnologias aplicadas em sua construção permitem versatilidade e composições inovadoras das áreas de exposição. O projeto se adapta ao ambiente de modo delicado e sutil, reconectando o rio com a cidade.
- Joanna Helm, Diretora de Conteúdo, ArchDaily Brasil

Saiba mais aqui.

Museu Whitney / Renzo Piano Building Workshop

The Whitney Museum of American Art at Gansevoort / Renzo Piano Building Workshop. Imagem © Nic Lehoux

Por que é impressionanteApesar do fato da maioria dos arquitetos tenderem a preferir o Whitney Museum original de Marcel Breuer, o novo Whitney é um edifício incrível para exposições - sua flexibilidade proporciona aos visitantes uma experiência diferente a cada vez se entra no museu. Além disso, a circulação ao ar livre entre terraços oferece amplas vistas da cidade e cria um percurso que não se limita ao edifício em si, mas a Nova Iorque como um todo.
- Diego Hernández, Editor de Projetos

Saiba mais aqui.

Museu The Broad / Diller Scofidio + Renfro

The Broad Museum / Diller Scofidio + Renfro. Imagem © Iwan Baan

Por que é impressionante: O projeto de Diller Scofidio + Renfro para o Broad foi impulsionado por dois conceitos-chave: primeiro, a ideia muito divulgada d'"o véu e o cofre", que controlava o layout do projeto; em segundo lugar, a ideia da experiência do visitante, que culminou na principal rota do edifício até uma escada rolante para o piso da exposição e, em seguida, de volta para baixo um conjunto de escadas onde o público tem um vislumbre do arquivo do museu. Este foco em uma lógica simples e na experiência do visitante faz deste um dos museus mais populares de Los Angeles.
- Rory Stott, Editor

Saiba mais aqui.

Tippet Rise Art Center

Structures of Landscape / ENSAMBLE STUDIO. Cortesia de ENSAMBLE STUDIO

Por que é impressionante: Acredito que um museu se defina pelo modo como destaca a arte em exposição. Se usa uma obra construída ou simplesmente posiciona marcos em um campo aberto, trata-se da experiência de "viver" a arte. O Centro de Arte Tippet Rise não pode manter suas obras sob um teto, mas obras como Estruturas da Paisagem projetadas por ENSAMBLE STUDIO são mais poderosas para ele; a obra é simples poesia, transformando elementos da própria terra em arte paisagística.
- Danae Santbáñez, Editora de Projetos.

Saiba mais aqui.

Reforma e Expansão dos Museus de Arte de Harvard / Renzo Piano + Payette

Harvard Art Museums Renovation and Expansion / Renzo Piano + Payette. Imagem © Nic Lehoux

Por que é impressionante: A renovação do antigo Museu Fogg - um vizinho de reverenciado Carpenter Center de Le Corbusier - tinha todos os ingredientes necessários para ser uma controvérsia. Mas o inteligente projeto de Renzo Piano e Payette capitalizou os melhores traços do edifício existente, reimaginando o pátio central como um átrio cívico e cheio de luz, enquanto que a extensão é suficientemente sensível ao Museu Fogg e ao seu vizinho.
- Rory Stott, Editor

Saiba mais aqui.

Veja mais de 200 projetos de museus, aqui.

ArchDaily Editors Select 20 Amazing 21st Century Museums

In honor of International Museum Day we've collected twenty fascinating museums well worth visiting again. In this round up you'll find classics - such as Bernard Tschumi Architects' New Acropolis Museum andZaha Hadid Architects' MAXXI Museum - as well as lesser-known gems - such as Waterford City Council Architects' Medieval Museum , the Natural History Museum of Utah by , and the by.

ArchDaily Editors Select 20 (More) Amazing 21st Century Museums

In honor of International Museum Day we've collected twenty compelling museum projects. In this round up you'll find a truly global selection; from Wang Shu's Ningbo Historic Museum in China and Tod Williams + Billie Tsien's Barnes Foundation in Philadelphia to Monoblock's Contemporary Art Museum in Buenos Aires, see all of our editors' favorites after the break!

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "23 Exemplos de museus impressionantes no mundo" [23 Examples of Impressive Museum Architecture] 18 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871640/23-exemplos-de-museus-impressionantes-no-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.