Casa M / CLAB Architettura

Casa M / CLAB Architettura - Mais Imagens+ 12

Peschiera del Garda, Itália
  • Arquitetos: CLAB Architettura; CLAB Architettura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Wolf Fenster, X-Lam Dolomiti
  • Equipe: Circlelab
  • Cidade: Peschiera del Garda
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Michele Mascalzoni

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa M está situada numa pequena colina rodeada por vinhedos no sul de Garda, próximo da cidade e a apenas alguns passos da Reserva Natural do Lago Frassino.

© Michele Mascalzoni

Este incrível entorno natural, enriquecido pela silenciosa presença do Monte Baldo, nos proporciona a inspiração para o projeto.

Diagrama

Os dois volumes em forma de "L", girados entre eles, definem os espaços da casa e sugerem as direções para onde dirigir o olhar: a que está na parte inferior oferece uma vista do campo para o lago Frassino e a de cima gira para o norte, observando o Monte Baldo e o lago de Garda.

© Marco Campolongo

A interação entre os dois volumes gera um pátio e uma grande varanda que proporcionam sombra e proteção aos espaços do térreo. Estas zonas de estar ao ar livre estão conectadas diretamente à sala de estar por uma grande janela de vidro que permite uma continuidade visual entre os espaços interiores e exterior.

O objetivo desta estratégia não é apenas encontrar o ponto de vista correto, mas também "dividir" o programa em duas áreas, uma pública mais aberta ao pátio e outra mais "íntima" e contida. O volume superior de madeira mostra a alma estrutural do edifício e mitiga a relação entre a casa e paisagem, ao mesmo tempo que o inferior "ancorado" dá suporte e estabilidade para a casa.

© Marco Campolongo

Quanto à organização programática, o térreo contém a sala e a garagem, enquanto o segundo pavimento consta de três dormitório e um estúdio. O dormitório principal conta com uma janela de esquina com uma vista única do campo.

Planta

O edifício está construído inteiramente de madeira utilizando a tecnologia x-lam que melhora materialmente o tempo de execução e reduz drasticamente o impacto ambiental.

© Michele Mascalzoni

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa M / CLAB Architettura" [M House / CLAB Architettura] 16 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871375/casa-m-clab-architettura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.