Residência Paracas / Llosa Cortegana

Residência Paracas / Llosa Cortegana - Mais Imagens+ 13

Pisco, Peru
  • Arquitetos: Llosa Cortegana; Llosa Cortegana
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  647
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Juan Solano Ojasi
  • Colaboradora: Angelica Piazza
  • Arquitetos Responsáveis: Patricia Llosa Bueno, Rodolfo Cortegana Morgan
  • Cidade: Pisco
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
© Juan Solano Ojasi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao sul da baía de Paracas existe ainda um clima vicinal que permite caminhar por suas ruas e manter uma vida em comunidade. Podemos encontrar, inclusive, alguns rastros das antigas casas que geram uma escala doméstica acompanhada de um silêncio envolvente.

© Juan Solano Ojasi

Esta residência se instala recuada na segunda fileira desde a qual tenta focar seu olhar para a baía através de uma abertura permitida pelo traçado urbano costeiro. Desta forma, a casa é orientada ao norte e, através dos pátios, protege sua vivência interna da via frontal.

© Juan Solano Ojasi
Planta - primeiro pavimento
© Juan Solano Ojasi

A partir das circunstâncias da sua locação e desde a interpretação disciplinar do programa e seus elementos, surge a forma. A arquitetura da residência se articula desde duas edificações diferenciadas que geram, por sua vez, dois momentos; um que articula a cidade desde uma escala urbana e que percorre todos os dormitórios e espaços de serviço da residência. O programa se desenvolve desde pátios elevados sobre a escala do pedestre, que permitem abrir todos os vãos para o norte dirigindo o olhar para o mar, desde uma austeridade formal e material. Seu ápice acontece no terceiro nível através do lugar de encontro familiar, único espaço onde o olhar se abre frontalmente ao entorno.

Corte
Corte

Por outro lado uma edificação/espaço de sombra é o que confina a atividade social da residência, uma grande cobertura independente, unida somente por uma escada, nos permite a conexão com as áreas de descanso, as mais privadas da residência. Esta estrutura nos possibilita o abrigo e o silêncio. Desde sua materialidade rugosa, as perfurações na cobertura que nos permitem a entrada filtrada e pontual da luz que suaviza a passagem do sol na sombra.

© Juan Solano Ojasi
© Juan Solano Ojasi

O projeto preocupa-se com a rua, desde a abstração da figura até sua relação com o interior da moradia feita atravessando um pátio de entrada onde o elemento da escada é suspenso através de sua imponderabilidade criando um limite em relação à rua, um pátio desconstruído a partir da luz de Paracas. 

© Juan Solano Ojasi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Paracas / Llosa Cortegana" [Paracas House / Llosa Cortegana] 18 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871350/residencia-paracas-llosa-cortegana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.