Série fotográfica registra o estado dos ícones arquitetônicos chineses

Uma celebração simultânea de sua iconicidade cultural e destilação de seus variados contextos, Beautified China é um ensaio fotográfico por Kris Provoost (integrante da dupla de vlogging por trás de #donotsettle) que acompanha a evolução dos marcos arquitetônicos chineses nos últimos sete anos. Começando sua investigação com a 2010 World Expo em Xangai, Provoost considera uma década de arquitetura proposta para China pelos maiores nomes da profissão, muitos dos quais foram construídos agora com uma reputação monumental em cidades em ascensão.

“Muitos dos ‘starchitects’ tiveram sua chance de construir ou de realizar seus sonhos mais selvagens," explica Provoost. “Alguns dos quais se tornaram verdadeiros marcos: a sede da CCTV por Rem Koolhaas e Ole Scheeren ou o Ninho de Pássaro/Estádio Nacional por Herzog e de Meuron por exemplo. Outros transformaram subúrbios em novas centralidades ou estabeleceram uma nova cidade por conta própria."

Série fotográfica registra o estado dos ícones arquitetônicos chineses - Mais Imagens+ 17

A realidade, no entanto, é que estes edifícios redefiniram as identidades das cidades em que foram construídas, ofuscando a importância de sítios históricos e tradicionais. "Isso poderia ser chamado de sucesso ou apenas superficialidade?" pergunta Provoost.

Descubra se estes ícones chineses fazem jus às suas celebradas reputações através das fotos abaixo.

Estádio Nacional, Pequim / Herzog e de Meuron (Fotografia tirada em 2016)

Estádio Nacional / Herzog and de Meuron. Imagem © Kris Provoost
Estádio Nacional / Herzog and de Meuron. Imagem © Kris Provoost

Nos holofotes durante as duas semanas olímpicas. Depois disso o estádio não tem tido muito uso do nível que foi projetado. A ocasional partida de futebol durante os tours asiáticos de verão do Clube Europeu de Futebol e parque de neve durante os meses de inverno. Totalmente caindo em decadência, vivendo da fé olímpica como temos visto em muitos outros estádios.

Pavilhão OCT Shenzhen / Jurgen Mayer (Fotografia tirada em 2014)

Pavilhão OCT / Jurgen Mayer. Imagem © Kris Provoost

Campus Novartis, Shanghai / standardarchitecture, Zhang Ke (Fotografia tirada em 2016)

Novartis Campus / standardarchitecture, Zhang Ke . Imagem © Kris Provoost

Torre Shanghai, Shanghai / Gensler (Fotografia tirada em 2016)

Shanghai Tower / Gensler. Imagem © Kris Provoost

Completa em 2016, esta é a joia da coroa de Shanghai e extensão da China para o mundo exterior. Se ergue orgulhosa mais alta do que a vida. Devido à sua curvatura, o sol sempre está criando um ponto brilhante fazendo da torre sempre nítida e limpa. Bastante exitosa em termos de arquitetura e imagem/visão de cidade.

Sede CCTV, Pequim / OMA, Rem Koolhaas, Ole Scheeren (Fotografia tirada em 2010-2016)

Sede CCTV / OMA, Rem Koolhaas, Ole Scheeren. Imagem © Kris Provoost
Sede CCTV / OMA, Rem Koolhaas, Ole Scheeren. Imagem © Kris Provoost

Uma verdadeira maravilha em termos de arquitetura e engenharia parece pairar sobre o distrito comercial e de negócios de Pequim. Sua intrigante forma é diferente de cada ângulo. Hoje em dia está em meio a uma série de outros arranhacéus. O circuito público projetado ainda não está aberto para visitantes, fazendo impossível para pessoas entrarem neste edifício. Triste.

Moma/Linked Hybrid, Pequim / Steven Holl Architects (Fotografia tirada em 2011)

Linked Hybrid / Steven Holl Architects. Imagem © Kris Provoost
Linked Hybrid / Steven Holl Architects. Imagem © Kris Provoost

Projeto de habitação no centro de Pequim. De escala humilde como é típico na China. Sua cor faz com que se encaixe perfeitamente no céu comumente cinza de poluição. A ponte que une as duas torres permite pontos vantajosos interessantes. O conceito é ótimo, mas na realidade é diferente. A ponte é raramente utilizada, com piscinas vazias e espaços de exposição superdimensionados como resultado.

Vanke Headquarters/Arranhacéu Horizontal, Pequim / Steven Holl Architects (Fotografia tirada em 2014)

Arranhacéu Horizontal / Steven Holl Architects. Imagem © Kris Provoost

O arranhacéu horizontal. Lembro dos belos diagramas quando foi publicado. Localizado na periferia de Shenzhen em uma bela locação. Se erguendo sobre o verde, esta grande estrutura cria belas vistas. Completamente em uso. Um sucesso total.

Wangjing SOHO, Pequim / Zaha Hadid Architects (Fotografia tirada em 2016)

Wangjing SOHO / Zaha Hadid Architects. Imagem © Kris Provoost

Um dos três projetos chamados SOHO China projetados por ZHA. Este está localizado nos arredores do Centro de Pequim. Eleva-se acima de seus vizinhos criando uma nova centralidade. Um tipo de boas vindas da cidade quando se chega do aeroporto. Olhando de perto, o comércio é bastante fracassado. Pequenas lojas de padrão baixo preenchem os pavimentos inferiores. Uma falta do plano de negócios?

Galaxy SOHO, Pequim / Zaha Hadid Architects (Fotografia tirada em 2016)

Galaxy SOHO / Zaha Hadid Architects. Imagem © Kris Provoost

O primeiro projeto SOHO de Zaha Hadid Architects. Localização excelente bem próximo da cidade proibida, na capital chinesa. Um verdadeira ameba dentro de um sistema rígido. Mesmos problemas com o Wangjing SOHO, pequenas lojas de baixo padrão dentro de uma obra arquitetônica de alto nível. Atrai muitas pessoas. Estariam ali para trabalhar/comprar ou admirar a arquitetura?

Centro Internacional da cultura jovem, Nanjing / Zaha Hadid Architects (fotografia tirada em 2016)

Centro Jovem International / Zaha Hadid Architects. Imagem © Kris Provoost

Localizado em um novo distrito de Nanjing, a antiga capital do Império Chinês. Este empreendimento de duas torres com um grande teatro, o centro do projeto, posicionado no centro de um grande eixo. Não estava completamente acabado quando o visitei em 2016, mas estava próximo de inaugurar. 

Casa de Ópera de Guangzhou, Guangzhou / Zaha Hadid Architects (Fotografia tirada em 2014)

Casa de Ópera de Guangzhou / Zaha Hadid Architects. Imagem © Kris Provoost

O primeiro Zaha Hadid na China. Também aqui, é o elemento chave do novo distrito financeiro e de negócios de Guangzhou. Amargurou certa má sorte durante a construção, mas inaugurou com grande excitação. Geometria muito difícil quando foi construído (inaugurou em 2011). Hoje em dia em pleno uso, espaços menores utilizados por um KFC. Só a China pode colocar um KFC em uma obra de Zaha?

Centro Financeiro Internacional Bund – Teatro, Shanghai / Heatherwick (fotografia tirada em 2016)

Centro Financeiro Internacional Bund - Theatre / Heatherwick Studio. Imagem © Kris Provoost

Este teatro é parte de um empreendimento de grande escala projetado em parceria com Foster + Partners. Recentemente completo e em grande uso. Importante empreendimento ao longo do rio Huangpu, o principal rio de Shanghai. A materialidade deste teatro se encaixa bem na China. Quase decorado de bronze em excesso, do jeito que os chineses gostam.

Pavilhão da China na Expo 2010 / Museu de Arte Chinesa, Shanghai / JingTang (fotografia tirada em 2015)

Pavilhão da China / JingTang. Imagem © Kris Provoost

O mais alto e maior pavilhão durante a Expo, localizado ao longo do eixo principal, é visível de longe e vai sempre lembrar a época que Shanghai mostrou ao mundo como que se organiza uma Exposição Internacional. Hoje em dia transformado no Museu de Arte Chinesa atrai muitas pessoas diariamente. Vale mais o dinheiro do que todos os pavilhões dos outros países?

Centro Criativo Run Run Shaw, Hong Kong / Daniel Libeskind (fotografia tirada em 2016)

Centro Criativo Run Run Shaw / Daniel Libeskind. Imagem © Kris Provoost

Status: em uso

Pavilhão Britânico, Shanghai / Heatherwick / (fotografia tirada em 2010)

Pavilhão Britânico / Heatherwick Studio. Imagem © Kris Provoost

Status: desconhecido

Bund SOHO, Shanghai / gmp Architekten (fotografia tirada em 2016)

Bund SOHO / gmp Architekten. Imagem © Kris Provoost

Recém concluído, este é um projeto de habitação, escritórios e espaços de coworking em estilo clássico europeu. Não tem comércio desta vez para SOHO China e esta é uma decisão sábia. Excelente endereço no seu cartão de visitas. Tem vistas maravilhosas do skyline de Pudong de seus terraços. Um projeto de êxito com certeza.

Conrad Hotel, Pequim / MAD Architects (fotografia tirada em 2016)

Conrad Hotel / MAD Architects. Imagem © Kris Provoost

Normalmente coberta de poluição, esta fachada orgânica certamente se destaca ao longo do 3º anel viário de Pequim. Completamente em uso pelo operador de hotel. Este edifício é diferente de seus vizinhos, os edifícios tipicamente genéricos da capital chinesa. Uma vez que você o vê, é difícil de esquecê-lo. Não é isso que se quer enquanto hotel?

Confira os vídeos de #donotsettle de arquitetura e seus usuários, criado por Kris Provoost e Wahyu Pratom, aqui.

Notícia via: Kris Provoost.

#donotsettle Takes Us Inside Herzog & de Meuron's Hamburg Elbphilharmonie During Its Opening

In the latest video from architecture vlogging favorites #donotsettle, the infectiously energetic duo of Wahyu Pratomo and Kris Provoost team up to take us inside Herzog & de Meuron's newly-completed Elphilharmonie in Hamburg.

The World's Best Architectural Photographs Selected by 2017 Sony World Photography Awards

The Sony World Photography Awards has announced the winners of the architectural category of their 2017 Open Category awards program. Taking home the top prize was Tim Cornbill of the United Kingdom, for "Oculus," his capture of a geometric concrete facade found along the River Spree in Berlin.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Bari, Osman. "Série fotográfica registra o estado dos ícones arquitetônicos chineses" [This Photoseries Captures the State of China’s Renowned Architectural Icons] 18 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871255/serie-fotografica-registra-o-estado-dos-icones-arquitetonicos-chineses> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.