deFlat / NL Architects + XVW architectuur

deFlat / NL Architects + XVW architectuur - Mais Imagens+ 67

Amsterdam-Zuidoost, Países Baixos
  • Autores: Kamiel Klaasse, Pieter Bannenberg, Walter van Dijk, Xander Vermeulen Windsant
  • Colaboradores: HendriksCPO, Vireo Vastgoed, Hollands Licht, Van Rossum Raadgevende Ingenieurs Amsterdam bv, Schreuder Groep, HOMIJ Technische installaties bv,, KondorWessels Amsterdam bv, De Wijde Blik.
  • Cidade: Amsterdam-Zuidoost
Mais informaçõesMenos informações
© Stijn Poelstra

Descrição enviada pela equipe de projeto. Kleiburg é um dos maiores edifícios de apartamentos na Holanda com 500 apartamentos, 400 metros de comprimento, 10 + 1 pavimentos de altura.

Implantação

Kleiburg está localizado no Bijlmermeer, uma expansão residencial inspirada no CIAM, próxima de Amsterdã, projetada nos anos sessenta por Siegfried Nassuth do departamento de urbanismo. De Bijlmer foi concebido como uma alternativa verde, leve e espaçosa para a cidade desintegradora do tempo - naquele tempo.

© Marcel van der Burg

O Bijlmer foi projetado como um único projeto. Uma composição de placas baseadas em uma grade hexagonal. Uma tentativa de criar uma cidade jardim vertical.

© Marcel van der Burg

As modalidades de trânsito foram radicalmente separadas; Carros em estradas elevadas e bicicletas e pedestres no nível do solo. Eles não compartilhariam mais o mesmo espaço.

© Stijn Poelstra

Agora, a área abriga cerca de 100.000 pessoas de mais de 150 nacionalidades. O Bijlmermeer teve um início muito otimista. Mas logo o entusiasmo por esta área residencial radical foi ofuscado pelo medo do desconhecido. Alimentado por uma execução fortemente economizada, má publicidade, falta de compreensão, má manutenção e o repentino surgimento de um novo tipo de sonho residencial - a casa suburbana - o Bijlmer se transformou em um universo paralelo lentamente desintegrando-se.

© Marcel van der Burg

Uma operação de renovação começou em meados dos anos noventa. As placas de favo de mel características foram substituídas pela substância principalmente suburbana, por "normalidade". No entanto, foi decidido manter a área mais emblemática intacta flanqueando a impressionante, para-sempre-futurista linha de metrô elevado. O chamado Museu Bijlmer surgiu; um refúgio compacto para aqueles que acreditam em Bijlmer. Kleiburg é a pedra angular do conjunto restante.

© Stijn Poelstra

Destruir?

Kleiburg é o último edifício na área ainda em seu estado original; De certa forma, é o "último homem em pé na guerra contra o modernismo".

© Marcel van der Burg

A Corporação Habitacional Rochdale, no entanto, tinha planos de demoli-lo. Eles calcularam que uma renovação completa custaria cerca de 70 milhões de euros.

Mas demolir a obra-prima do arquiteto Fop Ottenhof levaria ao colapso da magnífica composição urbana.

© Marcel van der Burg

Antecipando a feroz resistência dos que acreditavam neste projeto e a pressão do governo local, que esperava evitar a demolição, Rochdale lançou uma campanha para resgatar o edifício: Kleiburg foi oferecido por um euro na tentativa de catalisar planos alternativos e economicamente viáveis.

Mais de 50 grupos responderam com uma gama de ideias de moradia para estudantes ou idosos com a construção de diferentes unidades, ou casas para os que vivem em situação de rua.

© Stijn Poelstra

Klusflat

Quatro equipes foram selecionadas para desenvolver suas ideias. Em última análise, o consórcio De FLAT composto por KondorWessels Vastgoed, Hendriks CPO, Vireo Vastgoed e Hollands Licht, foi escolhido por sua proposta para transformar Kleiburg em um Klusflat. "Klussen" significa "fazê-lo sozinho".

© Stijn Poelstra

A ideia era renovar a estrutura principal - elevadores, galerias, instalações - mas deixar os apartamentos inacabados e sem mobília: sem cozinha, sem chuveiro, sem aquecimento, sem quartos. Isso minimizaria os investimentos iniciais e, como tal, criaria um novo modelo de negócio para a habitação nos Países Baixos.

A ambição era abrir novas formas de viver, oferecer novas tipologias combinando dois apartamentos (ou mesmo mais!) em um, fazendo conexões verticais e horizontais.

Corte Esquemático

Os futuros moradores poderiam comprar a casca por um preço extremamente baixo e, em seguida, renová-la inteiramente de acordo com seus próprios desejos. Possuir uma casa ideal de repente veio a seu alcance.

© Marcel van der Burg

Êxtase

Por muitos, a repetição era mal vista. A maioria das tentativas de renovação dos pavimentos residenciais no Bijlmer tinha focado na diferenciação, o objetivo, presumivelmente, era se livrar da uniformidade, para "humanizar" a arquitetura.

Diagrama

Depois de duas décadas de individualização, fragmentação, atomização, parecia uma ideia atraente para realmente fortalecer a unidade.

Tornou-se tempo de abraçar o que já está lá: revelar e enfatizar a beleza intrínseca, para sublimizar!

© Marcel van der Burg

Intervenções

Na década de oitenta três shafts tinham sido adicionados no exterior com elevadores extras: embora pareçam "originais" eles não pertencem ao local, eles introduzem uma verticalidade disruptiva. Mas descobriu-se que essas adições concretas poderiam ser removidas. Havia ainda espaço suficiente nos poços existentes; Novos elevadores poderiam ser colocados dentro dos núcleos existentes. E a beleza brutal dos balaústres horizontais poderia ser restaurada.

Diagrama

O jateamento dos balaústres pintados revelou a suavidade sensacional do concreto pré-moldado: melhor do que o travertino!

© Marcel van der Burg

Originalmente os espaços de armazenamento para todas as unidades foram localizados no piso térreo criando uma área impenetrável, uma "zona morta" no pé do edifício. Ao deslocar os depósitos para os níveis superiores perto dos elevadores o nível do solo poderia ser liberado para formas mais interativas de habitação: apartamentos, espaços de trabalho, creche. Como tal, o embasamento seria ativado: uma base social embutida no parque.

© Stijn Poelstra

A rua interior que servia de conector entre os estacionamentos e núcleos de elevadores era um ingrediente fundamental do Bijlmer. Estava localizada no primeiro pavimento (a três metros do solo) e tornou as passagens inferiores baixas e desagradáveis. Mas desde que abaixar as estradas elevadas era uma das ideias centrais da renovação da área, a rua interna tornou-se obsoleta. Agora aberturas maiores poderiam ser criadas conectando ambos os lados do edifício de uma forma mais cênica e generosa.

© Marcel van der Burg

Nas galerias a divisão entre interior e exterior era bastante defensiva: fechada, não muito acolhedora. Havia espaço para melhorias. As partes opacas da fachada foram substituídas por vidro duplo. Ao abrir-se, a fachada torna-se um portador pessoal da identidade (mesmo com as cortinas fechadas).

© Stijn Poelstra

Além disso, foi criado um catálogo de módulos de fachada a partir do qual os futuros habitantes podiam escolher um conjunto de caixilhos de janelas que corresponderiam ao layout personalizado de suas plantas: peças abertas, portas deslizantes, portas duplas, um recuo que cria espaço para plantas ou pessoas. Gerando uma "interface" pessoal que poderia ativar as galerias.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kleiburg, 1104 Amsterdam-Zuidoost, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "deFlat / NL Architects + XVW architectuur" [deFlat / NL Architects + XVW architectuur] 03 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871159/deflat-nl-architects-plus-xvw-architectuur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.