Loja Hermès Gion-mise / ODS

Loja Hermès Gion-mise / ODS - Mais Imagens+ 10

Kyoto, Japão
  • Arquitetos: ODS; ODS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  212
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Takumi Ota
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  MIYAZAKI, TONY
© Takumi Ota

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto para Daimaru de Kyoto, Gion Machiya, como parte do 300º aniversário de sua fundação. Juntamente com este, também foi realizado o projeto dos interiores da loja Hermès Gion-mise como a primeira sede aberta nesta tradicional casa japonesa, utilizada anterior à reforma como casa de chás e residência.

© Takumi Ota

O terreno está na Rua Hanamikoji que passa pelo centro de Gion, na cidade de Kyoto, com uma paisagem urbana tradicional japonesa.

© Takumi Ota

Como o projeto está numa área de preservação histórica, o exterior do edifício segue sendo visível a partir da rua em seu estado original. 

O antigo edifício utilizado como uma residência era composto de pequenos ambientes com circulações estreitas e pequenos jardins e portanto foi necessário conectar todos estes pequenos espaços para fazê-los funcionar como uma loja, enquanto mantinha a estrutura do edifício original.

© Takumi Ota

Os pequenos jardins foram conectados reconfigurados em uma 'alameda' externa que leva os visitantes da loja diretamente da rua para a loja do primeiro pavimento, localizada ao longo desta alameda.

Planta Baixa

A área de registro e de provadores estão reunidos na parte oeste do edifício, com um elevador e escadarias à leste. Isso permitiu que a zona central se convertesse em apenas um ambiente sem divisórias, um espaço na continuidade da 'alameda' produzido por uma grande superfície de vidro. 

© Takumi Ota

Na área de vendas do primeiro pavimento, as luminárias e mobiliários são confeccionados com a técnica de carpintaria japonesa chamada 'kigumi', que consiste de encaixes especiais que não precisam de pregos ou colas. 

© Takumi Ota

Enquanto os mobiliários compõem peças de madeira de 50mm x 50mm que parecem dispostos de maneira aleatória, o grid de 150 mm que estão encaixados permite que se reorganizem facilmente, permitindo grande flexibilidade. 

Como a Hermès Gion-mise é uma loja por apenas um período limitado, o mobiliário pode facilmente ser reutilizado de diferentes formas depois que a loja for fechada. 

© Takumi Ota

O espaço principal da loja também permite a realização de uma série de eventos. 

Para esse propósito, uma das superfícies do espaço é pode regular a intensidade e cor da iluminação, criando a atmosfera adequada para cada evento. 

Planta Baixa

O segundo pavimento pode ser utilizado como área de galeria ou de lounge, uma vez que tem um espaço aberto em meio à cobertura, enquanto que os tirantes estão aparentes na parte principal.

Os dutos das fiações estão incrustados nas vigas, onde podem ser pendurados uma série de acessórios, e isto ajuda o espaço a ser utilizado para múltiplos fins.

© Takumi Ota

A cidade de Kyoto é o centro de artesanato e das artes cênicas há mais de 1000 anos e mantém sua presença audaciosa da cultura tradicional até os dias de hoje.

Neste lugar onde convivem tradição e inovação, busca-se obter uma espécie de palco para comunicar e transmitir as vozes de uma série de novos experimentos ao mundo. 

© Takumi Ota

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kyoto, Kyoto, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Loja Hermès Gion-mise / ODS" [Hermès Gion-mise / ODS] 13 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870946/loja-hermes-gion-mise-ods> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.