Zoom + Thaísa Fróes constroem instalação urbana sobre viaduto em Jundiaí

Dos arquitetos: O município de Jundiaí, no interior de São Paulo, tem relação forte com a estrada de ferro inaugurada no século XIX, da antiga Companhia Paulista. Quem passava a pé pelo Viaduto Prof. Joaquim Candelário de Freitas, que une a porção central da cidade à Vila Rio Branco, transpondo os trilhos do trem, enfrentava uma caminhada que parecia mais longa sob o sol forte e barulho dos carros.

Diante desse cenário, a intervenção urbana foi proposta com o objetivo de melhorar o percurso do pedestre que utiliza o viaduto em seu caminho. O conjunto de pórticos metálicos e o trançado de cordas se unem, formando um jogo visual dinâmico conforme o pedestre caminha entre as estruturas.

Zoom + Thaísa Fróes constroem instalação urbana sobre viaduto em Jundiaí - Mais Imagens+ 10

O projeto busca ressaltar o entorno no qual está inserido. A pintura de trilhos na via faz lembrar os trilhos que estão sob o viaduto, reforçando a memória do trem, e a própria vista é valorizada: de cima do viaduto se pode ver os trilhos, a cidade em volta, assistir ao pôr do sol sentado nos bancos previstos ao longo do percurso.

© Sissy Eiko

O trançado de cordas ameniza a incidência de sol e as trepadeiras plantadas junto aos pórticos, ao se unirem às cordas conforme crescerem, formarão uma cobertura verde. Outras floreiras e vegetação foram implantadas, amenizando a sensação de aridez do local e contribuindo para o bem-estar de quem frequenta.

As pinturas geométricas ao longo das barreiras new jerseys de concreto e nas floreiras do canteiro central quebram a monotonia do cinza não só do pedestre, mas também dos automóveis que circulam sobre o viaduto, trazendo um ritmo divertido e colorido para o trajeto.

© Sissy Eiko

Outro objetivo é incentivar o uso da bicicleta: em um dos lados do viaduto foram feitos os pórticos e no outro foi proposta uma ciclofaixa. Foram instalados paraciclos na praça que fica numa das extremidades do viaduto e ícones de bicicletas pintados no chão sinalizam que nesse local o ciclista é bem-vindo.

© Sissy Eiko

Essas medidas somadas, transformam a experiência do pedestre e espera-se, dessa forma, criar uma referência nova na paisagem da cidade. O viaduto, que antes era apenas um local de passagem, hoje pode se tornar também um ponto de encontro, um local de contemplação da paisagem.

© Sissy Eiko
Corte do viaduto. Image Cortesia de ZOOM

FICHA TÉCNICA

Local: Viaduto Professor Joaquim Candelário de Freitas, Jundiaí
Status: Construído
Conclusão: dezembro de 2016
Área de Projeto: área de intervenção de aproximadamente 7000 m²
Equipe Zoom: Guilherme Ortenblad, Kathleen Chiang, Mariane Takahashi, Ana Carolina de Lima, Rosa Clara Alves, Tadeu Omae, Mariana Poli Gortan, Bianca Guariglia, Karin Kussaba.
Parrceria com: Thaísa Fróes e Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí
Fotografia: Sissy Eiko
Texto: Zoom Urbanismo Arquitetura e Design

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Zoom + Thaísa Fróes constroem instalação urbana sobre viaduto em Jundiaí" 10 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870828/zoom-constroi-instalacao-urbana-sob-viaduto-em-jundiai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.