Big Data transformada em arquitetura em uma parede para IBM

Respondendo a debates recentes sobre como big data afetarão nossos ambientes construídos, Synthesis Design + Architecture associou-se à Watson Analytics da para projetar uma parede interna para o Watson Experience Center em San Francisco. O projeto, chamado Data Moiré, por conta dos padrões vertiginosos criados por conjuntos de linhas sobrepostas, usa dados da influência dos telefones celulares sobre o gasto mensal dos consumidores para criar um padrão preciso que define a parede.

Big Data transformada em arquitetura em uma parede para IBM - Mais Imagens+ 26

Cortesia de Synthesis Design + Architecture
Cortesia de Synthesis Design + Architecture

Os padrões de dados na superfície da parede são o resultado da modelagem paramétrica baseada na própria análise de dados de Watson, não só formando uma parte da sala de exposição, mas mostrando ativamente as capacidades do próprio sistema. O projeto foi fresado na máquina CNC em duas chapas de alumínio, que juntas criam uma tela intrincada da informação, iluminada entre as duas camadas.

Cortesia de Synthesis Design + Architecture
Cortesia de Synthesis Design + Architecture

Por si só, a instalação é um anúncio de destaque para showroom da IBM. Sem qualquer explicação, o projeto dá pouca indicação de que ele representa um enorme conjunto de dados. Mas, na presença de um guia experiente, a narrativa completa do espaço como a materialização de um conjunto abstrato de dados fornece um novo significado. "Embora o projeto seja impulsionado por dados, a legibilidade deles é abstrata e não literal", explica Synthesis Design + Architecture em um comunicado de imprensa. "Ao invés de fornecer uma leitura estatística ou analítica dos dados, o projeto fornece uma leitura espacial e atmosférica que melhora a experiência dos visitantes para o centro e incentiva-os a se engajarem espacialmente".

Cortesia de Synthesis Design + Architecture

A forma suave espiralada de Data Moiré permite aos visitantes imergirem numa coisa tangível que, devido à escala desconcertante dos dados que representa, seria impossível compreender de outra forma. Isso exigiu um supercomputador para processar os dados de forma que se materializassem em telas de alumínio, abrindo uma discussão sobre o papel do ser humano no mar de informações que criamos todos os dias.

© Arktura LLC
Cortesia de Synthesis Design + Architecture

Arquitetos: Synthesis Design + Architecture
Localização: San Francisco, EUA
Cliente: IBM Watson
Status: Completo 2016
Program​a: Parede de Exposição
Area: 3,25 m²
Equipe de Projeto: Alvin Huang (Principal), Mo Harmon, Farnoosh Rafaie
Colaboradores: IBM Watson Analytics (análise de dados), Arktura LLC - Los Angeles (fabricação), Gensler - San Francisco (interiores)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baranyk, Isabella. "Big Data transformada em arquitetura em uma parede para IBM" [Big Data Becomes Architecture in This CNC-Milled Screen Wall for IBM] 08 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870761/big-data-transformada-em-arquitetura-em-uma-parede-para-ibm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.