Pavilhão Pérgola / PAR Arquitectos

Pavilhão Pérgola / PAR Arquitectos - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: PAR Arquitectos ; PAR Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  52
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Forestal Arbolito, Ingeniería Bosón, Lorenzini, Opendark
© Diego Elgueta

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda foi de uma construção isolada e aberta, próxima a uma piscina já existente, ao fundo do jardim de uma residência. O local se apresenta como uma encosta geográfica destacada, que contém e demarca um entorno verde e privilegiado, próprio da região pré-cordilheirana leste de Santiago.

© Diego Elgueta

A estratégia projetual utiliza a pérgola como referência arquitetônica, esse quadro leve e autônomo como um suporte integral de natureza e atividades diversas.

© Diego Elgueta

Levando em conta tais premissas, o projeto propõe como partido geral uma sequência de 5 módulos configurados através de 6 treliças estruturais mistas compostas por um sistema de pilares 100x100x3 em aço pintado de branco, e vigas feitas de madeira de pinheiro 2”x8” trabalhadas em formatos comerciais. As peças se apoiam sobre um embasamento de pedra que dá ao projeto uma nova camada sobre o nível do terreno natural.

planta
Cortes

O projeto contempla duas áreas programáticas as quais encontram-se divididas e articuladas por uma parede de concreto central, transversal ao volume, que contém o equipamento da churrasqueira.

© Diego Elgueta

Uma área de difusão permeável e translúcida é contida pelo fechamento de uma persiana de pinheiro 1”x4” que acompanha o volume em todo seu comprimento, além de um módulo hermético de serviços que não segue a modulação estabelecida e que abriga os programas de cozinha, banheiro e adega.

© Diego Elgueta

Como condicionante do planejamento, manteve-se estabelecida certa flexibilidade na composição futura do pavilhão, o qual, por meio da repetição do quadro estrutural mencionado, poderá eventualmente constituir uma nova unidade de programa, como uma sala de jogos, ou um spa sem romper a composição unitária da estrutura. 

© Diego Elgueta

Para o travamento das peças estruturais trabalhou-se o detalhe do encaixe por meio de serralheria metálica que estabelece a união como parte do caráter e imagem do projeto.

© Diego Elgueta

Complementando a orientação leste estabelecida, trabalhou-se as transparências integralmente com aberturas zenitais em busca de diversas possibilidades de luz e ventilação naturais, e certas aberturas por meio da divisão da cobertura e da plataforma de piso que dão lugar a uma jardineira interna.

© Diego Elgueta

Em relação às materialidade, foram privilegiados os materiais nobres, de fácil manutenção e longa durabilidade. A estrutura e a pérgola são feitas de madeira de pinheiro escovada e seca em câmara, tratada com verniz impermeabilizante incolor à prova d'água. Para o piso escolheu-se tábuas de madeira de deco WPC cinza escuro de Lorenzini. Como revestimento de cobertura utilizou-se um tablado de madeira de pinheiro machimbrado de 1”x4” de araucária tratada com verniz à prova d'água branco, pregado sobre tábuas ancoradas nas vigas principais de aço, formando um diafragma rígido junto às placas de OSB da cobertura.

© Diego Elgueta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lo Barnechea, Região Metropolitana de Santiago, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Pérgola / PAR Arquitectos" [Pabellón Pérgola / PAR Arquitectos] 08 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870755/pavilhao-pergola-par-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.