Cinco mantras do desenho urbano por Héctor Vigliecca

Costumo dizer aos arquitetos com os quais trabalho que pratiquem esse “mantra” todos os dias, pois sintetizam para mim os critérios básicos para o raciocínio do desenho urbano:

Reestruturação da malha urbana: redefina, evidencie e hierarquize uma rede viária que integre o assentamento e a cidade formal existente fazendo com que a favela deixe de ser uma barreira urbana e um espaço de exclusão.

Remoções por necessidade urbana: as remoções não se baseiam apenas nas remoções em áreas de risco, mas também são propostas quando necessárias para a determinação de uma condição urbana representativa.

Legibilidade como condição de cidadania: o desenho da malha urbana (como espaço público de integração), apropriação e entendimento da geografia e o continuum das conectividades geram o sentido de identidade do lugar e o seu consequente reconhecimento como lugar de moradia.

Integração do corpo hidrográfico à estrutura urbana: redescubra o corpo hidrográfico. A leitura da hidrografia é o principal determinante no desenho da microdrenagem e, simultaneamente, fornece a estrutura dos espaços públicos de mobilidade.

Coligação das novas edificações: novos edifícios serão solidários com o entorno, constituindo assim agrupamentos (ao contrário de isolamentos), que sempre contribuam a definir a interface de qualidade entre os espaços públicos e privados.

Héctor Vigliecca colabora mensalmente com artigos para o ArchDaily Brasil. Veja o artigo publicado no mês passado:

A ilusão da ordem / Héctor Vigliecca

Ordem e desejo de eternidade são as matérias-primas de nossos pensamentos, seria impossível pensar fora deste universo. Toda a história da urbanidade é o teatro de um drama difícil de descrever. É difícil de compreender as causas dos múltiplos e diferentes condicionantes que determinam os resultados que às vezes admiramos e às vezes detestamos.

Sobre este autor
Cita: Héctor Vigliecca. "Cinco mantras do desenho urbano por Héctor Vigliecca" 09 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870625/cinco-mantras-do-desenho-urbano-por-hector-vigliecca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.