Vila Sagres / Pessoa Arquitetos + Base Urbana

Vila Sagres  / Pessoa Arquitetos + Base Urbana  - Janela, FachadaVila Sagres  / Pessoa Arquitetos + Base Urbana  - Janela, FachadaVila Sagres  / Pessoa Arquitetos + Base Urbana  - Fachada, JanelaVila Sagres  / Pessoa Arquitetos + Base Urbana  - JanelaVila Sagres  / Pessoa Arquitetos + Base Urbana  - Mais Imagens+ 35

  • Arquitetos: Base Urbana, Pessoa Arquitetos; Pessoa Arquitetos, Base Urbana
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3907
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Vannucchi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Carpintaria IVJ, Multial, Textura e Cia, Zimmernan Marcenaria
  • Equipe: Rebeca Grinspum, Lívia Marquez, Matheus Tonelli, Florência Testa, Julie Tricktt, Juliana Barsi, Bhakta Krpa, Patrícia Mieko, Tiago Testa,.
  • Estrutura : Emplatec - Cálculo Estrutural
  • Instalações : Engeplot Engenharia e Serviços Ltda
  • Paisagismo : Cate Poli Paisagismo
  • Construção : Construtora Gamboa
  • Incorporação : Cedro Rosa Incorporações
  • Arquiteto Responsável: Jorge Pessoa
  • Cidade: Valo Velho
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Vila Sagres  / Pessoa Arquitetos + Base Urbana  - Fachada, Janela, Jardim, Aido
© Pedro Vannucchi
Vila Sagres  / Pessoa Arquitetos + Base Urbana  - Janela
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Condomínio residencial, do tipo Vila, de alto padrão com dez unidades, sendo oito unidades com 325 m2 e duas unidades com 423 m2, localizada em um terreno de 3.100,00 m2 no bairro do Brooklin, em São Paulo. Com três pavimentos, cada unidade residencial conta com quatro suítes, sendo uma principal, no pavimento superior; sala de estar, sala de jantar, sala para home theater, cozinha, área externa com varanda, jardim gramado, piscina e churrasqueira no pavimento térreo; lavanderia, pátio descoberto para varais, dependência para empregado(a) e cinco vagas para automóveis no subsolo.

Implantação - Térrep
Cortes

Os principais desafios de projetos de vilas residenciais onde, para se obter um melhor aproveitamento dos espaços as unidades são geminadas e se distribuem ao longo de uma rua interna para pedestres, é conferir individualidade a cada casa e privacidade para os seus moradores. A individualidade das casas é reforçada através dos volumes centrais das fachadas das unidades, que avançam para frente das paredes cinzas e se distingue, fazendo parecer que as casas não são geminadas. Neste volume que se projeta para fora, destaca-se a superfície do muxarabi de madeira que foi desenhado também para manter a privacidade, pois impede a visualização do interior das casas sem, no entanto, afetar a vista do exterior para quem está dentro. No pavimento superior, onde ficam os dormitórios, o elemento é articulado para permitir a abertura total do vão.

Vila Sagres  / Pessoa Arquitetos + Base Urbana  - Janela, Fachada
© Pedro Vannucchi
Vila Sagres  / Pessoa Arquitetos + Base Urbana  - Janela, Fachada
© Pedro Vannucchi

Outro desafio deste tipo de projeto é a relação com a cidade em sua volta, uma vez que a segurança é um dos principais argumentos de venda deste produto imobiliário e, portanto, a segregação espacial é inevitável. Neste projeto foi proposta um grande gradil no final da rua de pedestres que permite uma permeabilidade, ainda que apenas visual, entre o espaço público e o espaço privado, além de promover a segurança, já que aumenta o controle externo sobre o espaço.

Vila Sagres  / Pessoa Arquitetos + Base Urbana  - Fachada
© Pedro Vannucchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Sebastião Advíncula da Cunha, 630 - Valo Velho, São Paulo - SP, 05856-140, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vila Sagres / Pessoa Arquitetos + Base Urbana " 09 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870618/vila-sagres-pessoa-arquitetos-plus-base-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.