Casa do professor de história / José Miguel Mantilla

Casa do professor de história / José Miguel Mantilla - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: José Miguel Mantilla; José Miguel Mantilla
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:JAG Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Edimca / tableros de madera contrachapada, Hormipisos / adoquines de hormigón, Kubiec / cubierta metálica en biblioteca
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa do professor de história é uma residência pouco convencional que, além dos requerimentos típicos de um lar para uma família de cinco integrantes, deveria contar com um amplo espaço para abrigar o estúdio e a grande biblioteca do pai (com mais de dez mil livros), dedicado à pesquisa e docência universitária.

Axonométrica
© JAG Studio

Devido às condições do terreno e à necessidade de construir a biblioteca antes do resto da casa, decidimos desenvolver o projeto em dois volumes independentes, mas vinculados desde o interior da casa.

© JAG Studio

Ambos os volumes estão construídos com os mesmos materiais, mas com distintas concepções espaciais e diferentes sistemas estruturais. O volume da biblioteca é um prisma único, com pé-direito duplo, construído com paredes portantes de tijolo que servem como estante para os livros. O volume da casa é um prisma compartimentado com a estrutura de concreto armado e um esquema espacial de "planta livre" onde os elementos estruturais não determinam necessariamente a forma e o tamanho dos espaços. este último pode ser apreciado pelos jogos de altura que existem na zona social da residência.

© JAG Studio
Planta - Superior

As paredes de tijolo artesanal e a estrutura de concreto ficaram aparentes com a finalidade de reduzir o custo de acabamentos da construção e destinar esses recursos à edificação da biblioteca.

Detalhes
© JAG Studio

Adicionalmente cabe destacar a adequação do projeto à topografia e condições paisagísticas do terreno, com uma vista privilegiada sobre o vale Tumbaco.

© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do professor de história / José Miguel Mantilla" [La Casa del Profesor de Historia / José Miguel Mantilla] 04 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870572/casa-do-professor-de-historia-jose-miguel-mantilla> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.